Daem anula licitação para reduzir conta de luz de R$ 3 milhões/mês
O presidente do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), João Augusto de Oliveira Filho, anulou o pregão eletrônico número 20 de 2021 que previa a contratação de serviços de gestão de energia elétrica das unidades da autarquia.
A anulação consta na edição do Diário Oficial do Município de Marília desta quarta-feira (16), sem mais explicações. Em dezembro, o certame já havia sido suspenso para readequação do edital e seus anexos.
Segundo constam nos documentos oficiais, a “empresa contratada será responsável por elaborar estudos e propostas com o objetivo de reduzir os custos com energia elétrica, seja na contratação de energia no mercado cativo, contratação no mercado livre, realização de mudanças nas modalidades tarifárias, correção de reativo ou realização de diagnóstico para projetos de eficiência energética”.
A autarquia afirma que gasta cerca de R$ 3 milhões por mês com energia. Parcelamentos de dívidas com este tipo de despesa já se tornaram assunto de matérias publicadas pelo Marília Notícia no passado.
“Considerando também que atualmente o país está vivendo uma crise hídrica cuja duração é incerta, o que torna a energia elétrica ainda mais escassa e com custo elevado, e que para os Serviços de Água e Esgoto é um insumo de grande relevância nos custos, se faz necessária uma gestão mais pontual por profissionais com conhecimentos específicos e com atualizações constantes”, diz o certame anulado.