Mesmo com praça de pedágio, SP-294 tem asfalto precário
Usuários da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trecho do Contorno de Marília, estão incomodados com a falta de conservação do asfalto. Irregularidades na pista, com pontos de remendos e até buracos expostos, têm gerado sensação de insegurança.
A reportagem do Marília Notícia percorreu alguns trechos da via e constatou a deficiência na conservação. Os pontos mais críticos estão próximos ao acostamento. É possível encontrar asfalto esfarelando, buracos e locais em que o recape se soltou, formando pequenos degraus.
Desde 2020 a responsabilidade pela conservação do trecho é da concessionária Eixo SP, que em 2021 iniciou a cobrança de pedágio dos condutores. Duas cidades vizinhas a Marília têm praças operadas pela empresa: Garça e Oriente.
Para trafegar em uma distância de apenas 50 quilômetros – entre os dois pedágios – os motoristas de automóveis têm que pagar à empresa R$ 17,7. O custo é de R$ 155,64 para carretas de nove eixos.
O MN procurou a Eixo SP. A concessionária informou que a SP-294, no perímetro sob sua administração, é “monitorada e incluída no cronograma das equipes de manutenção”. Alegou ainda que os trabalhos foram intensificados em decorrência das chuvas.