MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 12 fev. 2022

Ovos de Páscoa chegam aos mercados e podem custar até 20% mais

por Carlos Rodrigues

Marcas tradicionais, produtos para criança ou premium devem ocupar mais espaço nos supermercados (Foto: Daniela Casale/Marília Notícia)

Com pouco mais de 60 dias de antecedência da data, supermercados de Marília já começam a receber ovos de páscoa e outros produtos tradicionais da data comemorativa. Em algumas lojas, o consumidor já entra no clima, com os corredores repletos de chocolates. Os preços podem sofrer reajustes de até 20%.

Receber chocolates bem cedo é normal para as grandes redes, mas não é a regra. A tendência dos estabelecimentos de menor porte é adiar por mais algumas semanas o recebimento dos ovos – produtos mais frágeis. A ideia é evitar perdas de estoque e oferecer ao cliente, na reta final, a melhor apresentação possível.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, entre a indústria e os produtos artesanais, as fábricas sabem que será difícil manter os números do período pré-pandemia. A necessidade de renda levou muita gente à produção caseira, visando uma renda extra na data.

Por isso, fontes do varejo já perceberam que as empresas devem concentrar maior esforço no público infantil – com a sedução dos personagens – além de nos produtos premium, que se diferem dos artesanais pelas marcas famosas.

Marília Rossato, gerente de um supermercado na zona Oeste da cidade, acredita que a procura deve ser moderada em função do momento econômico, mas a tradição faz com que muitas famílias invistam.

“Estamos em uma época em que as pessoas estão recorrendo ao básico. Mas a Páscoa já é um costume, por isso acreditamos em boas vendas, a começar pelos bombons e o chocolate em outros produtos, não apenas no ovo de páscoa”, acredita.

As fontes do varejo evitam falar em preços, mas admitem que o aumento médio no valor do produto em 2022 pode ficar até o dobro da inflação, ao menos a oficial, de 10%, aferida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, por meio do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

BRASIL

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) divulgou relatório que comemora crescimento de 44% na parcial da produção de 2021, se comparado ao ano anterior.

Os dados são referentes ao período de janeiro a setembro, quando a indústria brasileira produziu 511 mil toneladas. O aumento produtivo estaria ligado, entre outros fatores, à retomada da indústria chocolateira após um período de retração decorrente da pandemia.

Ainda de acordo com a Abicab, o Brasil tem um dos maiores mercados do mundo em volume de vendas de chocolate. O brasileiro tem média de consumo de 2,6 quilos por pessoa, a cada ano.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
  • 2
    Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
  • 3
    PM de Marília reforça regras para uso de bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores
  • 4
    Homem invade casa, ameaça tatuador, é contido pela vítima e acaba preso pela PM

Escolhas do editor

LUTO
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de MaríliaMorre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
Casa Sol Decor lança campanha Tempo de Renovar com descontos de até 70%
MEIO AMBIENTE
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até marçoPrefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
Prefeitura prorroga consulta pública sobre concessão do lixo até março
NOVO MODELO
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesseEscola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse
Escola Benito estreia modelo cívico-militar na região e atrai interesse

Últimas notícias

Operação policial cumpre mandados e prende três por tráfico em Álvaro de Carvalho
Três Poderes lançam pacto para enfrentamento ao feminicídio no Brasil
Consulta ao Abono Salarial estará disponível a partir de amanhã
Brasil deve ter 781 mil novos casos de câncer por ano até 2028

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie