Enem tem mais faltosos do que presentes em Marília
Dados municipalizados sobre a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 foram divulgados pelo Governo Federal nos últimos dias e mostram que em Marília houve mais inscritos faltosos do que participantes presentes.
Ao menos desde 2015, quando a série histórica passa a ser divulgada no site oficial do Enem, nunca havia acontecido isso. Até 2019 em todos os anos os participantes foram maioria do que os ausentes na cidade. Os números de 2021 ainda não estão disponíveis.
Em 2020, o total de 2.071 inscritos no Enem fizeram os dias de prova em Marília. Por outro lado, 2.719 inscritos não apareceram em nenhuma das duas datas.
ENEM
As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.