Lins confirma primeiro caso de H3N2 em criança de seis anos
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Vigilância Epidemiológica, informa que foi confirmado um caso de Influenza: a sazonal H3N2 no município. Paciente se trata de uma criança de seis anos, que está internada em um hospital fora do município, em estado estável.
A gripe é uma doença infectocontagiosa de transmissão respiratória, que ocorre durante todo o ano. O exame para diagnóstico do vírus Influenza só é realizado em situações de surto, em instituição fechada e para pacientes internados conforme protocolo do Instituto Adolfo Lutz (IAL).
A vacinação anual contra o Influenza é uma das medidas utilizadas para prevenir a doença, por ser administrada antes da exposição ao vírus, e é capaz de promover imunidade efetiva e segura durante o período de circulação sazonal do vírus.
A campanha de vacinação normalmente se inicia em março. No município de Lins, a ação foi encerrada em setembro com mais de 27 mil pessoas foram imunizadas.
A pasta ressalta ainda as medidas importantes na prevenção da transmissão da gripe:
- Frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza;
- evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);a
- adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.
A Saúde de Lins pede que o cidadão que apresentar febre de início súbito, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e pelo menos um dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor no corpo ou nas articulações, que procure imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento oportuno.