Nova onda de covid e gripe lota postos e Saúde trabalha em plantão
A lotação em unidades de saúde que são referência para pessoas com sintomas respiratórios se agravou nos últimos dias, principalmente na zona Norte de Marília.
Internautas registraram imagens da longa fila de espera e grande número de pacientes em uma Unidade Saúde da Família (USF) no bairro Santa Antonieta. A Prefeitura anunciou que vai haver plantão neste sábado (8).
Vídeos gravados na quinta-feira (6) viralizaram nas redes sociais e mostram o drama na USF Liliana Gonzaga/Santa Antonieta II. Ontem, sexta-feira (7), a situação não estrava diferente.
O prédio localizado no cruzamento das ruas Leonor Mazali e Américo Capelozza não tem espaço para comportar todos que buscam ajuda. A gravação mostra que uma varanda à frente da unidade, o terreno do entorno, a calçada e até parte do asfalto foram ocupados pelos pacientes.
Ontem moradores relataram espera de até quatro horas para atendimento. “Cheguei às 9h e até agora nada de passar pelo médico. Tive que buscar um marmitex para o meu filho que estava com fome”, contou uma usuária, por volta das 13h desta sexta.
Em nota, o secretário municipal da Saúde, Cassio Luiz Pinto Júnior, informa ter reforçado a equipe de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. São quatro profissionais de cada especialidade em cada local, além dos demais profissionais de apoio.
“Acabei de deixar 40 cadeiras no Liliana, para acomodar as pessoas que estão em aguardo. Vamos abrir as três unidades amanhã. Semana que vem, vamos abrir outras unidades que estarão recebendo qualificação para isso [atender sintomáticos respiratórios], com coleta de exame pelo método swab”, garante o gestor.
As três unidades informadas pelo secretário são as Unidades Básicas de Saúde Castelo Branco e Nova Marília, além da USF Liliana. A abertura será das 7h às 17h, exclusivamente, para atender pacientes com quadro gripal.
O objetivo é evitar um grande número de pessoas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte e no Pronto Atendimento (PA) da região Sul.
“Já o paciente que apresentar febre alta acima de 39 graus, desconforto respiratório, dor no peito ao respirar ou prostração (fraqueza, moleza, sem força), deve procurar por atendimento na UPA ou PA Sul”, informa a Prefeitura, em nota emitida ao longo da tarde de ontem.