Marília quase dobra casos de dengue na comparação com 2020
O número de casos de dengue confirmados do começo do ano, até a semana passada, em Marília, já representa quase o dobro de ocorrências do mesmo período de 2020. Mais especificamente, o aumento é de 87,8%.
Em 2021 já são 2.931 diagnósticos fechados para a doença no município. No espaço de tempo equivalente do ano passado foram 1.560 casos. Agora, são 1.371 ocorrências a mais ante ao verificado no mesmo período anterior.
O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) realizado em Marília desde o começo da pandemia foi concluído em outubro e os dados são preocupantes – sobretudo se combinados com os números do aumento de casos.
Marília foi classificada na situação de alerta para a possibilidade de um surto de dengue nos próximos meses. A reportagem do Marília Notícia apurou que um dos grandes temores das autoridades é o risco do surgimento de casos de chikungunya na cidade.
O Liraa encontrou larvas do Aedes em 2,13% das residências vistoriadas. Esse percentual diz respeito ao chamado índice predial. Em algumas regiões da cidade, o indicador foi ainda maior e chegou de 2,75% até 2,90%.
O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias” e de 1% a 3,9% é considerada “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.
O levantamento também encontrou 5,3 mil recipientes com água parada em todas as regiões do município. São os criadouros ideais para o chamado mosquito da dengue.
Ao todo, agentes que realizaram o Liraa encontraram 17,8 mil recipientes com potencial de acumular água. A maior parte deles – 9,2 mil, cerca de 52,1% do total – era móvel. Ou seja, o objeto poderia ser facilmente retirado pelo morador.
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!