MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 19 nov. 2021

Pesquisa coloca Marília em alerta para dengue e chikungunya

por Leonardo Moreno

O primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) realizado em Marília desde o começo da pandemia foi concluído no mês passado e os dados são preocupantes.

Marília foi classificada na situação de alerta para a possibilidade de um surto de dengue nos próximos meses. A reportagem apurou que um dos grandes temores das autoridades é o risco do surgimento de casos de chikungunya na cidade.

O Liraa – realizado em Marília no mês de outubro – encontrou larvas do Aedes em 2,13% das residências vistoriadas. Esse percentual diz respeito ao chamado índice predial. Em algumas regiões da cidade, o indicador foi ainda maior chegando a 2,75% e até 2,90%.

O Ministério da Saúde considera que índices inferiores a 1% indicam “condições satisfatórias” e de 1% a 3,9% é considerada “situação de alerta”. Quando acima de 3,9%, a infestação representa “risco de surto de dengue”.

O período do ano mais perigoso, por favorecer o acúmulo de água parada, utilizada para reprodução do mosquito, só está começando.

Em janeiro de 2022, um novo Liraa está programado para ser feito no município com o objetivo de monitorar a ameaça. Em janeiro do ano passado, o índice predial em Marília era de 3,3%.

A equipe do Marília Notícia apurou que uma das regiões da cidade com situação mais crítica no momento é a proximidade do Cascata, na zona Leste, área considerada de classe média/alta.

ALERTA

Lupércio Garrido, da Divisão de Controle de Zoonoses, explica que é preciso tomar cuidado com informações sobre as áreas mais críticas, segundo o Liraa.

“Pela nossa experiência, alguns podem achar que a situação da região onde vivem é melhor do que a verificada em outras áreas da cidade. Isso faz as pessoas relaxarem, e esse não é caso. A cidade toda está em alerta, seja rico ou pobre”, comenta Lupércio.

De acordo com supervisor, além do perigo representado pela dengue, existe a ameaça da chikungunya, doença também transmitida pelo Aedes.

“Já temos um caso em Ourinhos e a chikungunya é endêmica no litoral de São Paulo, para onde muitos marilienses viajam no final do ano”, afirma.

Segundo Lupércio, a Prefeitura tem intensificado a atuação dos agentes responsáveis pelas vistorias casa a casa em que são eliminados criadouros e ministrado larvicida em ralos e outros pontos estratégicos.

No momento, a administração municipal não dispõe de contrato para nebulização de áreas críticas, mas Lupércio explica que – em caso de agravamento da situação local – o Poder Público tem condições de assumir este serviço.

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie