Cabine para exames em pacientes SUS inicia operação na segunda
A Prefeitura de Marília manteve para segunda-feira (22) o início da operação da cabine de biossegurança, que realiza espirometria. O exame verifica a capacidade dos pulmões e irá auxiliar no diagnóstico de sequelas respiratórias decorrentes da Covid-19, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras, como asma.
O município assinou convênio com a farmacêutica Boehringer Ingelheim. A tecnologia – desenvolvida no Brasil – já é usada na capital paulista. O procedimento é rápido e leva cerca de 20 minutos, em uma cabine portátil, onde é feita a filtragem e renovação do ar.
Estão previstos cerca de dois mil procedimentos, que ocorrerão nos próximos 24 meses, com início já a partir deste mês. As consultas e testes acontecerão no Polo Emergencial Covid, ao lado da Unidade Básica de Saúde Nova Marília, zona Sul da cidade.
Para efetiva segurança das pessoas que serão submetidas ao exame e dos profissionais de saúde que trabalharão na aplicação, a cabine é equipada com filtros que eliminam 99,9% de vírus e bactérias, purificando o ar que entra e sai da estrutura.
O espaço onde o ar soprado circula é fechado e, com o sistema de filtragem, os técnicos, médicos e pacientes contam com total biossegurança em relação às contaminações
O secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto, informou que a programação está mantida. A cabine entra em funcionamento no dia 22, com agendamentos até 10 de dezembro.
No primeiro dia será feito o deslocamento dos técnicos e a montagem do equipamento, o que deve durar cerca de 1h30. Os exames começam a ser realizados no mesmo dia, no período da tarde.
O convênio vai permitir campanhas de busca ativa, eventos científicos e capacitações em doenças respiratórias no município. A previsão é de uma média de 50 exames por mês – realizados voluntariamente, sem custo ao município, para pacientes do Sistema Único de Saúde.
Somente serão examinadas pessoas com diagnóstico ou suspeita de patologias pulmonares.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.