Codem mostra Plano de Metas com série de melhorias
O Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Marília (Codem) – grupo criado por voluntários de diferentes áreas, para discutir e planejar políticas públicas articuladas – publicou um resumo das atividades, desde o início dos trabalhos, com o núcleo provisório, em 2019.
A organização também anunciou que o Plano de Metas de Governo 2021-2024 está em fase de avaliação. O documento pode ser consultado pela população [clique aqui], que pode acompanhar a execução e cobrar resultados.
Proposta prevê obras e projetos cobrados há anos, como a instalação de cerca de sete poços para o abastecimento de água; implantação de ciclovias, com plano de mobilidade urbana; novo museu; centro de cultura; terminais regionais de ônibus; conclusão da reforma da praça da igreja São Bento; implantação de radares para melhoria do trânsito e outras.
Em junho deste ano, durante sessão especial na Câmara Municipal, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e o vice, Cícero do Ceasa (PL), apresentaram o planejamento para o quadriênio 2021 – 2024, que coincide com a segunda gestão do empresário eleito.
Além do Plano Plurianual, que estabelece parâmetros para período de quatro anos, porém intercala diferentes gestões, o novo documento passou a ser obrigatório depois que o Legislativo promoveu alteração na Lei Orgânica do Município (LOM), fixando submissão das metas governamentais à sociedade.
Para os membros do Codem, a sessão “consolidou a trajetória que exigiu muito desprendimento individual e muito trabalho voluntariado”.
O Conselho, conforme destacou o próprio prefeito à época, foi importante parceiro e suas contribuições facilitaram na elaboração dos planos pelas secretarias municipais.
HISTÓRIA
Criado em março de 2019, o Codem elegeu em abril um núcleo provisório com 134 representantes dos diversos segmentos de Marília. Ali começava a se desenhar a visão de futuro e os caminhos desejados pela sociedade, quanto ao planejamento da cidade.
Do trabalho destes grupos foram criadas as primeiras câmaras técnicas (agosto 2019). Com a participação e colaboração efetiva de profissionais experientes em suas áreas, foram mapeadas as principais oportunidades e os principais desafios que Marília enfrentaria nos próximos anos.
As câmaras se desdobraram nos estudos sobre os temas propostos pelo grupo: Saneamento Ambiental; Planejamento Urbano e Mobilidade; Inovação e Tecnologia; Saúde; Gestão Pública; Desenvolvimento Econômico; Educação e Turismo.
Os trabalhos foram acompanhados por consultores contratados pelo Codem, tendo como base a experiência da cidade de Maringá, onde o órgão é muito participativo e respeitado.
Em setembro de 2020, o Codem Marília apresentou em cerimônia oficial o primeiro book que se traduz num conjunto de metas para promover o desenvolvimento sustentável da cidade.
RECONHECIMENTO
Em julho de 2020, o Poder Executivo apresentou o projeto para a constituição oficial do Conselho Municipal, que foi aprovado por unanimidade na Câmara.
Com isso, o grupo de voluntários passou a ter status de Conselho, o que significa “ser ouvido e ser considerado como órgão colaborativo”.
Ainda no ano passado, Marília teve a primeira publicação do Codem, com 127 páginas organizadas nos grupos temáticos.
Em, período eleitoral, os candidatos a prefeito de Marília conheceram as propostas e assinaram o compromisso de adotar o conteúdo da publicação, como norte da futura administração.
Para o Conselho, a apresentação e, agora, a publicação final do Plano de Metas de Governo 2021-2024 representa a consolidação de importante etapa. É o fortalecimento do Codem como órgão consultivo, no qual a sociedade se une ao Poder Público para discutir e planejar o desenvolvimento.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.