População denuncia esgoto ao lado de ETE e poluição de córrego
Moradores das chácaras próximas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do córrego Barbosa, na zona Sul de Marília, denunciam uma verdadeira cascata de esgoto que desemboca a poucos metros da unidade que deveria processar os efluentes. O problema, segundo eles, já tem mais de um mês.
O primeiro vazamento começou em um terreno localizado em frente às chácaras da região conhecida como Santa Clara. Após intervenções de uma empresa contratada pelo Poder Público, aparentemente o problema tinha sido sanado.
Mas poucos dias depois, os moradores localizaram um novo ponto de vazão de esgoto sem tratamento, com grande volume, a poucos metros do córrego, em uma fazenda ao lado das pequenas propriedades.
A dona de casa Luciana Saturnino dos Santos, que mora em uma das chácaras mais afetadas, disse que ratazanas passaram a ser vistas com frequência. “Fizemos uma armadilha e foram capturadas dezenas. A situação está assustadora, e a resposta das autoridades é que não têm máquinas pesadas para resolver o problema”, conta ao Marília Notícia.
Pelo volume de efluentes que está sendo jogado diretamente no córrego, os moradores questionam, inclusive, se a Estação de Tratamento de Esgoto do córrego Barbosa está realmente funcionando.
Vale lembrar que a ETE faz parte da bacia do Rio do Peixe, de onde o Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) faz parte da captação da água consumida na cidade. Contaminações em qualquer manancial do sistema geram aumento no custo para o tratamento, para que a água chegue potável às torneiras.
Na tarde desta terça-feira (16), segundo os moradores, funcionários da empresa que opera a ETE foram até o local para uma vistoria. O Marília Notícia questionou a Prefeitura de Marília, responsável pelo Departamento, sobre a solução para o local. Retorno ainda é aguardado pela reportagem.
Ao MN, a empresa responsável pela operação da estação informa “hoje está sendo aberta uma licitação para compra de tubos para substituir este pedaço que deu problema.”
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.