Despenca número de biópsias de câncer de próstata na pandemia
A campanha Novembro Azul destaca a importância do cuidado com a saúde dos homens, e dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que a prevenção é realmente um assunto urgente em Marília, principalmente em tempos de pandemia.
No município, 2020 foi o ano com menor número de biopsias da próstata desde 2009. Esse exame é utilizado, por exemplo, para confirmar ou descartar suspeitas da ocorrência de câncer no órgão que só os homens possuem.
Normalmente são encaminhados para biópsia aqueles pacientes que já passaram pela triagem dos exames de toque retal ou do antígeno prostático específico (PSA), e acabaram apresentando algum indício de existência de tumor.
No ano passado foram realizados apenas 47 exames do tipo – biópsia da próstata – na cidade, ante 88 em 2019. A queda representa uma redução de quase metade dos procedimentos – mais especificamente, variação negativa de 46,5%.
Em 2021, a média mensal de biópsias de próstata está ainda mais baixa do que a registrada no ano passado. Segundo dados do SUS, foram 30 procedimentos do tipo entre janeiro e setembro deste ano na cidade.
Durante a pandemia também caíram as internações de moradores de Marília em decorrência do câncer de próstata – o que pode indicar uma subnotificação no número de casos da doença. Em 2019 foram 44 e no ano seguinte apenas 30, uma redução de 31,8%.
Para incentivar o cuidado masculino, a Prefeitura de Marília preparou uma agenda com base no Novembro Azul. Para saber detalhes, [clique aqui].
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.