MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 04 nov. 2021

‘São as duas coisas mais importantes da vida’, me respondeu o rei Roberto Carlos

por Ramon Franco

Em setembro passado completei 26 anos de dedicação à Imprensa e ao Jornalismo. Comecei ainda adolescente a escrever para jornal e a entrevistar pessoas para compor um texto jornalístico. Tinha então 16 anos e uma enorme vontade de me tornar escritor.

Por aqueles anos, Paulo Coelho despontava com um dos autores mais lidos deste planeta e, para minha empolgação, este autor me remetia ao roqueiro Raul Seixas. Por aqueles anos, Paulo Coelho era o amigo letrista do Raul. Hoje, Paulo Coelho é para mim o amigo do mariliense Nelson Liano Júnior, jornalista radicado no Acre e autor de ‘O despertar de homens comuns’.

Nelson, grande amigo que as letras proporcionaram a mim, me presenteou com exemplar desta obra que traz os ensinamentos do guru Sri Prem Baba. Continuo fã de Paulo Coelho, de Raul Seixas e de Nelson Liano Júnior.

Dias desses, Nelsinho postou uma foto da exuberante floresta amazônica e sabe quem compartilhou nas suas redes sociais e comentou na postagem? O próprio: Paulo Coelho. O escritor, tão traduzido quanto William Shakespeare e que acumula leitores pelo mundo inteiro, fez questão de prestigiar e enaltecer uma postagem do mariliense Nelson Liano Júnior. Em tempos de mídia social, este é literalmente um feito para bem poucos.

Na lida de repórter, tive a oportunidade de conhecer grandes ícones da nossa cultura brasileira. Lembro com muito afeto e carinho da amizade que desenvolvi com Sérgio Ricardo (1932-2020). Amizade esta nascida através de uma entrevista que fiz com ele. Aliás, também fora assim que Nelsinho conhecera Paulo Coelho, conforme está descrito em ‘O mago’, biografia do autor de ‘O alquimista’, escrita pelo jornalista e escritor Fernando Morais.

Em 1995, no mesmo ano em que comecei a trabalhar na Imprensa, tive a oportunidade de entrevistar o cantor preferido de milhões de brasileiros: o rei Roberto Carlos. Ele estava em Presidente Prudente para fazer um show na cidade e participar da inauguração de pizzaria de rede multinacional.

Naquela época ainda não sabia de muitos aspectos da vida do intérprete de Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Aspectos estes que nos foram revelados pelo biógrafo Paulo César de Araújo, que por mais de 15 anos, pesquisou a vida e a obra de Roberto Carlos Braga.

Depois que o livro de Paulo César de Araújo foi publicado, o rei da Jovem Guarda e da música romântica brasileira se rebelou e acionou a Justiça para que o livro fosse retirado de circulação. O que, de fato, ocorreu. A música ‘O divã’, por exemplo, conforme análise de Paulo César de Araújo, reúne fortes trechos biográficos de Roberto, passando inclusive pelo acidente que ele sofreu na infância.

Lá está retratado o acidente que decepou parte da perna do cantor. A festa, o apito e o grito. A festa era no 29 de junho, data de São Pedro, o linho branco, citado na música, era o paletó do moço que socorreu Roberto Carlos, estancando o sangue da perna com a roupa.

Como disse, em 1995 entrevistei Roberto Carlos em Presidente Prudente. Foi a primeira coletiva organizada que participei. Antes, tinha tomado uns fumos bravos do Mário Covas por tentar entrevistá-lo antes dos outros repórteres numa inauguração de casas populares em Assis. Roberto demorou para chegar. Mas quando chegou, pude notar que ele não era tão alto quanto eu imaginava. Usava um colete jeans e pude notar no seu peito o medalhão pendurado com um fio de arame encapado.

Minha mãe me contou que aquele medalhão o Roberto havia ganhado de uma freira, talvez de Cachoeiro de Itapemirim, que também é terra do grande Sérgio Sampaio (gênio musical de primeira grandeza da música brasileira e também parceiro de Raul Seixas). Consegui fazer três perguntas para o Roberto, numa delas era o motivo dele compor suas músicas enfatizando o amor e a fé. “Sabe, bicho”, começou a me falar o rei, “são as duas coisas mais importantes da vida”, sintetizou.

Depois da polêmica envolvendo Roberto Carlos e Paulo César de Araújo, passei a separar os artistas de suas obras. Os artistas são humanos, portanto, repletos de falhas. Mas suas obras não, elas são perfeitas. A biografia sobre o rei escrita por Paulo César de Araújo é ótima e completa. As letras e interpretações de Roberto Carlos, também.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie