Marília tira sua melhor nota em índice da educação
A quarta edição do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) foi divulgada recentemente e traz boas notícias sobre situação de Marília, já que o município tirou sua maior nota desde de que o estudo foi criado.
A nota da cidade foi de 5,7 no IOEB 2021, levantamento atualizado a cada dois anos. Em 2019, Marília tirou 5,5. Na edição de 2017 a nota local foi 5,2; e na de 2015, a primeira, foi 5,4. São sempre analisados dados dos anos anteriores.
Com o desempenho atual, o município está no mesmo patamar que o Estado de São Paulo. Já em relação ao País, a situação mariliense é melhor. O IOEB brasileiro ficou em 5,03 no estudo que acaba de ser divulgado.
ENTENDA
O IOEB engloba todas as redes educacionais do município e contempla todas as crianças e adolescentes em idade escolar, incluindo também quem está fora da escola e não deveria estar. O índice combina informações de resultados, insumos e processos educacionais.
São levados em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos anos iniciais do ensino fundamental; Ideb dos anos finais do ensino fundamental; e taxa líquida de matrícula do ensino médio.
Outros fatores considerados são a escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores; e taxa de atendimento na educação infantil.
Hoje o IOEB é coordenado pela Comunidade Educativa CEDAC, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que trabalha desde 1997 pela melhoria das condições de aprendizagem nas redes públicas.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.