Marília tem seu melhor resultado em índice de gestão fiscal
A edição 2021 do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), com base em dados do ano passado, acaba de ser divulgada, e Marília conquistou seu melhor resultado desde 2013, quando começa a série histórica do levantamento.
Com uma nota 0,6518 – no índice que vai de zero a um –, os marilienses estão bem acima da média nacional, que é de 0,5456.
Pelo segundo ano consecutivo, o município foi classificado entre aqueles que possuem “boa gestão”, categoria que só fica atrás das cidades de “excelência”. Até o estudo com dados de 2018, Marília só tinha sido enquadrada em situação “crítica” e em “dificuldade”.
Segundo o último estudo, cerca de 60% dos 5.239 municípios brasileiros analisados se encontram na categoria “em dificuldade” ou situação “crítica”.
“A análise das contas do ano de 2020 mostra que o quadro fiscal dos municípios ainda é preocupante”, afirmam os responsáveis pelo IFGF.
“As circunstâncias adversas, criadas pela pandemia da Covid-19, exigiram uma alocação mais eficiente dos recursos públicos para atender às necessidades básicas da população”, explicam os pesquisadores.
INDICADORES
Com base em dados oficiais, o IFGF analisa as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: autonomia, gasto com pessoal, investimentos e liquidez.
Em relação à autonomia, Marília sempre tirou nota máxima. De outro modo, quanto à liquidez, não há dados sobre este indicador em nenhum ano referente ao município – ou seja, sempre nota zero.
No caso dos gastos com pessoal, pela primeira vez na história mariliense foi conferida nota máxima. Neste quesito, desde 2018, a cidade vem atingindo o patamar de excelência.
No que diz respeito aos investimentos, Marília também obteve seu melhor resultado e foi enquadrada pela primeira vez como “boa gestão”.
Apesar do melhor desempenho já registrado, outros municípios se saíram ainda melhor do que Marília, que acabou perdendo posições nos rankings do IFGF. Entre um ano e outro, no nacional, a cidade caiu da posição 1.419 para a 1.763 e, no estadual, da 241 para a 296.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.