Ecopontos já recolhem quase 50 toneladas de recicláveis por mês
Os Ecopontos – que passaram a ser instalados este ano em parceria entre a Prefeitura de Marília e grupos de catadores – já estão recolhendo até quase 50 toneladas de materiais recicláveis por mês. Até então, oficialmente, o município não contava com nenhuma iniciativa do tipo.
A falta de coleta seletiva na cidade era um dos maiores gargalos ambientais de Marília, mas a realidade começa a ser transformada. A expectativa é de expansão do projeto viabilizado por meio da Organização Não Governamental (ONG) EcoEstação.
A iniciativa privada também já está participando com o custeio de alguns dispositivos de coleta de recicláveis.
No dia 1º de outubro, a administração municipal anunciou a instalação do 12ª ponto de coleta de recicláveis do projeto.
Nesta semana, no entanto, dois dispositivos precisaram de retirados em decorrência de mau uso por parte da população, além de episódios de vandalismo em série. Estes Ecopontos devem ser reinstalados em outras regiões da cidade.
Um dos envolvidos no projeto, Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, que atua na coleta dos materiais, explica que vidro e papelão são os carros-chefes, seguidos pelas garrafas PET e depois aparecem outros tipos de embalagens plásticas.
“Quando consideramos todo esse montante juntos, certamente em uma semana boa chegamos nos 12 mil quilos de materiais coletados, sem chuvas ou contratempos”, afirma Dema. De acordo com o líder comunitário, só de vidro são totalizadas cerca de quatro toneladas por semana.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.