Marilienses lamentam corte de árvore histórica
O corte de uma árvore histórica de grandes proporções, localizada em frente à Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Marília, na rua Pedro de Toledo, região central da cidade, provocou manifestações nas redes sociais. Foram diversas as mensagens com lamentações sobre o tombamento.
De acordo com funcionários estaduais ouvidos pela reportagem do Marília Notícia, o corte foi necessário porque a árvore sofreu infestação de cupins. “Ela estava sendo comida de dentro para fora”, informou uma pessoa que trabalha na DRE.
Tempos atrás, o Corpo de Bombeiros fez a poda dos galhos que ameaçavam cair sobre carros e poderiam atingir até mesmo o imóvel e pedestres que circulavam por ali. Somente nestes últimos dias é que o serviço foi concluído por iniciativa da Secretaria Estadual da Educação.
A intervenção, considerada inevitável pela DRE, por conta do risco de danos, provocou reações da vizinhança e até mesmo de funcionários públicos, que chegaram a acionar a Polícia Ambiental para verificar a regularidade do corte.
“Menos uma histórica…”, escreveu Quinquinato Orisvaldo, em postagem de uma foto da árvore cortada em suas redes sociais. “Que horror, era uma árvore linda”, respondeu Ângelo Roberto.
Outros marilienses lembraram que a árvore já era grande há décadas, quando estudaram no local – que no passado era uma escola, antes de virar a sede da DRE. “E essa ainda tinha uma plaquinha nela, imune ao corte. Triste”, escreveu Fábio Paganini.
ESTADO
Após questionamento da reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado enviou a seguinte nota: “a poda da árvore foi realizada após análise de um engenheiro agrônomo que avaliou que estava comprometida com cupim. A Diretoria de Ensino está planejando, após a retirada completa da árvore, realizar o plantio da mesma espécime”.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui! Estamos no Telegram também, entre aqui.