Cidade recria vagas extintas em 2020 para professores
Mesmo com o ensino remoto em mais da metade do ano letivo, desde o começo do ano, Marília já conseguiu recuperar parte das vagas de professores com carteira assinada, que foram extintas no ano passado. Em 2021, município tem gerado novos postos de trabalho para alguns segmentos da categoria.
Em 2020, por outro lado, foram extintas 85 vagas de docentes em Marília. O número foi resultado de 419 demissões e 334 admissões, que ocorreram entre janeiro e dezembro, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A maioria dos cargos extintos no município envolveu professores universitários, com o fechamento de 75 vagas de emprego formal ao longo do ano passado. Professores e instrutores do ensino profissional tiveram 16 demissões a mais do que admissões.
Por outro lado, o número de professores na Educação Infantil e no Ensino Fundamental ficou praticamente estável ao término de 2020. No Ensino Médio mariliense houve até mesmo 12 contratações a mais no ano passado.
2021
Apesar da queda em 2020, desde o começo deste ano, os postos de emprego para profissionais do ensino vêm sendo recuperados, e as contratações já fizeram ultrapassar o estoque de empregados do período pré-pandemia na cidade, dentro da categoria “profissionais do ensino”.
Mas quando se olha o caso dos professores universitários, somente 39 postos de trabalho foram criados entre janeiro e agosto de 2021. No caso do ensino profissional, são nove admissões a mais do que desligamentos neste ano.
Em relação aos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental, até agora, são 26 contratações a mais do que demissões.
Ao todo, já são 92 vagas de trabalho formal criadas para profissionais do ramo em Marília, segundo os dados mais recentes do Caged para 2021.