MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 15 out. 2021

Unimar premia os vencedores da 1ª edição de concurso cultural

por Carolina Rolta

Vencedores do concurso cultural ‘Desenhe Marília, a cidade  irmã de Higashihiroshima’ (Foto: Divulgação)

Cerimônia de premiação encerrou a 1ª edição do concurso cultural “Desenhe Marília, a cidade  irmã de Higashihiroshima”, projeto idealizado pelo Departamento de Relações Internacionais (DRI) e pelo curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Marília (Unimar), que teve o objetivo de incentivar as crianças e jovens a conhecerem mais sobre a história do município e a homenagearem os descendentes japoneses.

O evento contou com a participação dos vencedores, pais, professores, coordenadores e dirigente de ensino.

De acordo com a coordenadora do DRI, Walkíria Ferrer, o encerramento foi um evento especial. “Que manhã linda que tivemos com a entrega dos prêmios aos vencedores. Nosso concurso foi um processo muito bonito, recebemos desenhos de alta qualidade e os avaliadores tiveram dificuldade para escolher. A finalização não poderia ter sido melhor. Realmente, foi bastante emocionante ver as crianças e os olhinhos brilhando ao receberem o prêmio. Mas, quero ressaltar, que todos que participaram são vitoriosos, porque todos os desenhos estavam lindos, mas como temos critérios, tivemos que selecionar alguns. O processo foi muito bonito e emocionante”, conta.

Em Marília, vivem mais de duas mil famílias de descendentes japoneses e, desde 1980, o município é considerado cidade-irmã de Higashihiroshima, visando a promoção da cooperação entre as duas em diversas áreas como cultura, educação, saúde, transportes, meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Para homenagear as famílias, a Unimar idealizou a realização do concurso cultural “Desenhe Marília, a cidade irmã de Higashihiroshima”, em que os participantes deveriam retratar as belezas do município.

Desenho vencedor da estudante Leticia Paskua (Foto: Divulgação)

Ainda segundo a coordenadora, a 1ª edição do concurso cultural foi além das expectativas. “Nosso objetivo, foi resgatar a história e os pontos turísticos da cidade, criando desenhos para enviar ao Japão como forma de homenagear a irmandade que temos com Higashihiroshima, que nem todos conhecem, ressaltando esta ligação que temos, e envolver as crianças e jovens com as atividades de desenho, o que é muito bom para a formação deles”, complementa.

Uma das vencedoras foi a estudante Letícia Paskua. Para ela, foi uma emoção ter o desenho escolhido. “Fiquei sabendo pelo concurso e logo me inscrevi. Pesquisei alguns pontos e fiz o arco oriental que tem no bosque. Fiquei surpresa e emocionada ao ser escolhida, ainda mais porque gosto muito da cultura japonesa”, destaca.

O concurso cultural contou com a parceria do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Nikkey Clube Marília, Secretaria Municipal e Estadual de Educação.

A supervisora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Rita Borguetti, conta que as crianças foram com seus pais, de maneira segura, observar paisagens de Marília e descobriram o que que muitas vezes, apenas no dia a dia, não conseguiam.

“Os professores também se empenharam, tiraram fotos, pesquisaram e apresentaram para eles, o que também foi muito importante. Este concurso visto pelos olhos das crianças é o máximo. Além disso, esta relação entre Universidade e ensino básico, desde o infantil até o ensino médio, integra e proporciona a harmonia de nossa cidade, porque nós somos únicos”, afirma.

Desenhos vencedores serão expostos em Marília e na cidade de Higashihiroshima, no Japão (Foto: Divulgação)

Para a dirigente de ensino de Marília, Ana Luiza Bernardo Guimarães, é sempre maravilhoso integrar todas as instituições em prol da educação.

“Todas as participações foram belíssimas, mostra que a arte e a educação caminham lado a lado e que não há divisão do que é municipal, estadual ou ensino superior, somos todos marilienses e poder estar juntos, fluindo arte e falando de educação, incentivando a cultura nas nossas escolas, faz com que a gente nos torne seres humanos melhores, pessoas melhores e beneficiando a nossa cidade”, relata.

Os desenhos vencedores serão expostos em Marília e na cidade de Higashihiroshima, no Japão.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
  • 2
    Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília
  • 3
    Após luta pela vida, motoboy deixa UTI dois meses depois de acidente em Marília
  • 4
    Marília tem posto de combustíveis com nota zero em avaliação de qualidade

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em MaríliaNovas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
MÚSICA
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacionalCapital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional
FERROVIA
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera CruzJustiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
Justiça suspende ação da Rumo e nega despejo imediato de famílias em Vera Cruz
METEOROLOGIA
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horasMN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas
MN TV: Ventos de 50 a 100 km/h podem atingir o Estado nas próximas horas

Últimas notícias

Homem morre depois de ser atingido por viga de madeira em Marília
Novas imagens mostram perseguição antes de homicídio em Marília
Candidato a deputado, Rogerinho é autor de lei que fortalece a causa animal
Capital Inicial vem a Marília e promete noite de clássicos do rock nacional

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie