MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
dom. 03 out. 2021

Câmara discute a criação de loteria municipal

por Carlos Rodrigues

Marília começa a discutir – já com possibilidade de primeira votação pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (4) – o Projeto de Lei (PL) que cria o serviço público de loteria no município. A proposta se baseia em lei federal, para estabelecer um sistema legal de coleta de apostas, capaz de gerar recursos para a cidade.

O projeto é de autoria do vereador Eduardo Nascimento (PSDB), que acredita em emendas dos demais, para que a proposta seja aprimorada. O parlamentar minimizou eventuais polêmicas que poderão haver após análise da “bancada evangélica” de Marília (veja abaixo).

O texto de oito artigos é parecido com o aprovado em Colatina/ES, que atribui ao município a autorização para que o próprio Poder Executivo explore os jogos, por meio de secretaria municipal.

A venda de bilhetes, caso a matéria seja aprovada no formato proposto, poderá ser virtual ou física. A previsão é que os recursos arrecadados sejam destinados à seguridade social municipal, assistência social, direitos humanos, esportes, cultura e saúde.

Em seu artigo 7º, o PL prevê que o município deverá regulamentar a lei com normas complementares, inclusive definindo qual pasta seria responsável pelo novo serviço.

“Vai ter emendas [dos demais vereadores] e eu ainda não tive acesso a elas. Se o Estado e a União podem explorar isso, por que não os municípios? Os jogos estão aí, na nossa cara, então que paguem impostos”, diz o parlamentar.

POLÊMICA À VISTA

A legalização dos chamados “jogos de azar” e ampliação das autorizações para a atividade no Brasil – acabando com o monopólio da União – é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Mas diferente de outras, essa é uma bandeira que o capitão tem empunhado quase sozinho, sem a bancada evangélica, responsável pela sustentação [fragilizada] que ainda resta ao seu governo.

Segmento expressivo da população, os evangélicos são radicalmente contra a exploração de jogos, que consideram violação a preceitos bíblicos.

Em âmbito federal, a pauta está travada justamente pela ampla bancada religiosa que ocupa o Congresso nesta legislatura.

Em Marília – mesmo com cinco vereadores evangélicos no plenário -, Nascimento afirmou não acreditar em embaraço dos representantes dessa parcela da população.

“Não tem polêmica. Estamos só estendendo para o município, o que já é explorado pelos Estados e União”, garante.

A reportagem do Marília Notícia questionou vereadores sobre o tema. A maioria, à exceção de Nascimento, informou que ainda estava se inteirando sobre a proposta.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
  • 2
    PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
  • 3
    Colisão com capotamento deixa feridos na rodovia SP-294 em Pompeia
  • 4
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio

Escolhas do editor

FLAGRANTE
PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e regiãoPF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoalHomem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
Homem invade casa, ameaça mulheres e é morto com golpe de defesa pessoal
SEM OBRAS
Prazo termina e ampliação do aeroporto de Marília segue no papelPrazo termina e ampliação do aeroporto de Marília segue no papel
Prazo termina e ampliação do aeroporto de Marília segue no papel
ENTREVISTA DA SEMANA
‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Diretora da Câmara‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Diretora da Câmara
‘O vereador é o ator político mais próximo da população’, diz Diretora da Câmara

Últimas notícias

PF prende assessor de Vinicius Carvalho e grupo ligado a Marília e região
Seca perde força no Brasil em fevereiro após chuvas acima da média
Embrapa inaugura unidade de pesquisa para fortalecer agro na Baixada Cuiabana
Juiz dos EUA barra regra do Pentágono que limitava acesso da imprensa

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie