HC/Famema zera taxa de ocupação da UTI Covid-19
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema) anunciou, nesta sexta-feira (1º), que está zerada a ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para pacientes confirmados ou com suspeita de Covid-19.
A última vez que isso aconteceu foi há 16 meses, no dia 5 de junho de 2020, segundo consta em nota oficial da instituição. A informação foi comemorada por dirigentes do hospital nas redes sociais.
Segundo a atualização mais recente, o Hospital das Clínicas tem seis pacientes internados com suspeita da doença e um confirmado, mas todos ocupam leitos clínicos, e não os de terapia intensiva – o que indica que são casos menos graves. São quatro deles na ala pediátrica e três na ala para adultos.
Nos últimos meses, as vagas de UTI exclusivas para pacientes da pandemia vêm registrando queda na ocupação no município.
Marília e região chegaram a ter o pior nível de ocupação de todo o Estado em diversos momentos, mas agora esse índice vem oscilando entre cerca de 15% e aproximadamente 30%.
É consenso que a explicação está no avanço da vacinação contra a doença. Ao todo, mais de 325,3 mil doses já foram aplicadas no município, e mais de 80,17% da população já iniciou o ciclo vacinal.
São 188,4 mil primeiras doses aplicadas em moradores da cidade e 130,7 mil segundas, além de 1,6 mil de reforço (terceiras doses) e 4,4 mil únicas.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o nosso grupo.