MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
sex. 01 out. 2021

Crise após execução derruba comandante da PM

por Carlos Rodrigues

A Polícia Militar de São Paulo transferiu para uma unidade em Pirituba, na periferia da Capital, o tenente-coronel Ézio Carlos Vieira de Melo, que comandava o 31º Batalhão da PM em Ourinhos (distante 94 quilômetros de Marília). Outro oficial da cidade também foi transferido.

A troca de comandante acontece em meio a uma crise, instalada em Ourinhos após a execução de um homem desarmado, que não oferecia resistência à ação policial. Imagens registraram detalhes da ação brutal e outros dois policiais acabaram presos, em uma investigação de homicídio.

Flagrados pela câmera de segurança de uma casa, o subtenente Alexandre David Zanete, 49 anos, e o cabo João Paula Herrera de Campos, 37, são alvos de inquérito que apura ainda porte ilegal da arma que foi “plantada” no cenário da execução e a origem do armamento.

As investigações também buscam revelar se houve adulteração da cena e eventual obstrução ao trabalho de apuração do ocorrido.

A transferência do comandante – por conveniência do serviço – foi publicada na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOE-SP), por meio de resolução assinada na véspera, exatamente uma semana após as prisões dos autores da execução.

Já nesta quinta-feira (30), o Comando-Geral da PM publicou portaria que transfere – também por conveniência do serviço – o capitão Lucas Viol Franciscon, para o batalhão de Avaré.

No mesmo ato, o capitão Gilberto Antônio de Oliveira, que estava em Avaré, assume posto em Ourinhos.

O Marília Notícia questionou o Comando da Polícia Militar, em São Paulo, sobre o motivo das remoções e a designação de novo comandante. Até a publicação desta reportagem, a instituição ainda não havia se manifestado.

RELEMBRE O CASO

Imagens do circuito de segurança de uma casa registraram o momento em que dois policiais militares atiraram contra Murilo Henrique Junqueira, de 26 anos. O crime aconteceu na segunda-feira (20).

No vídeo, os PMs João Paulo Herrera de Campos, de 37 anos, e Alexandre David Zanete, 49, atiram contra o rapaz que já tinha se rendido, com as mãos na cabeça.

Os militares foram presos temporariamente na terça-feira (21) e levados ao presídio militar Romão Gomes, em São Paulo.

A PM enviou uma nota ao MN na qual informou que “o Comando local iniciou as investigações sobre o fato imediatamente e, com base nas provas colhidas, representou pela prisão preventiva ao Tribunal de Justiça Militar dos policiais militares envolvidos na ação”.

Veja o vídeo que baseou a investigação:

https://marilianoticia.com.br/wp-content/uploads/2021/10/WhatsApp-Video-2021-10-01-at-9.34.40-AM.mp4

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem é internado em estado grave após ser espancado e abandonado em via pública
  • 2
    Trabalhador rural pisoteado por animal em Pompeia morre em Marília
  • 3
    Ambulância e SUV batem de frente na rodovia SP-294 em Pompeia
  • 4
    Cidade inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira

Escolhas do editor

ADMINISTRAÇÃO
Parque da Criança tem licitação homologada e obra de R$ 20,9 mi avançaParque da Criança tem licitação homologada e obra de R$ 20,9 mi avança
Parque da Criança tem licitação homologada e obra de R$ 20,9 mi avança
PIB promove noite country com comidas típicas, música e programação para a famíliaPIB promove noite country com comidas típicas, música e programação para a família
PIB promove noite country com comidas típicas, música e programação para a família
PISO DO MAGISTÉRIO
Marília se antecipa e garante reajuste do piso nacional do magistérioMarília se antecipa e garante reajuste do piso nacional do magistério
Marília se antecipa e garante reajuste do piso nacional do magistério
IMUNIZAÇÃO
Cidade inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feiraCidade inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira
Cidade inicia aplicação da vacina Pneumo 20 a partir de segunda-feira

Últimas notícias

Tráfico, estupro e tentativa de homicídio; balanço indica seis presos em 48h na região
Diferença salarial entre sexos é menor em entidades sem fim lucrativo
Tecnologia favorece descarte adequado de grandes eletrodomésticos
Senacon apura suspeita em anúncios de bet da CazéTV na Copa do Mundo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie