Marília tem sete casos confirmados da cepa delta, informa Estado
A Secretaria de Estado da Saúde atualizou nesta sexta-feira (24), a pedido do Marília Notícia, o relatório que aponta o número de casos comprovados de infecção pela variante delta na cidade. Pelas amostras são, pelo menos, sete registros da cepa no município.
No último informe, obtido no dia 8 deste mês, o sequenciamento do Instituto Butantan apontou quatro casos em Marília.
Vale lembrar que os testes que identificam a cepa do vírus são feitos apenas em algumas amostras. Com esse levantamento, o Estado monitora qual a variante que tem predominado em determinada região.
O acompanhamento já apontou 3.027 casos da variante originária da Índia no Estado de São Paulo.
Na região de Marília, o vírus considerado de alta transmissibilidade está presente também em mais 11 cidades.
Mais próximo de Marília, a cepa foi detectada em Álvaro de Carvalho (um caso), Alvinlândia (1) e Garça (6).
Assis já tem 12 registros e as cidades vizinhas Paraguaçu Paulista (8), Palmital (5) e Ibirarema (17) também têm casos.
Aliás, foi no pequeno município de Ibirarema que o sequenciamento do governo paulista registrou o primeiro caso da variante no Centro-Oeste Paulista.
Em Ourinhos são 3 confirmações. Perto dali, Ipaussu (2), Salto Grande (1) e Santa Cruz Do Rio Pardo (6) também fazem parte da relação de cidades com a presença confirmada da cepa.
[Clique aqui] e veja a relação completa divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde.
ANÁLISE
Para o secretário municipal da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto Júnior, os números são a maior comprovação de que a nova cepa – embora dominante – não representou descontrole da pandemia na cidade.
“Tivemos hoje [sexta-feira] um índice de ocupação de leitos baixo, na comparação com o que vínhamos registrando no passado, com 14%. Isso demostra que o comportamento dessa cepa não fez com que saíssemos da curva positiva de queda nos números. Na atenção básica (postos de saúde) a mesma situação favorável tem sido observada”, destacou o gestor da pasta.
Marília chegou, nesta sexta-feira (24), aos 36.358 casos positivos. Entre eles, 35.296 são considerados curados. O total de mortes chegou a 942 moradores.