Marília mantém ações para vacinar menores de 18 anos, afirma Cássio
A vacinação de adolescentes contra a Covid-19 vai continuar em Marília, já que a Prefeitura até o momento não recebeu nenhuma notificação oficial do Ministério da Saúde para suspender a distribuição de doses para esta faixa etária.
A informação é do secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Junior, após questionamento feito pela reportagem do Marília Notícia. A orientação do Estado de São Paulo é para que a determinação da União seja ignorada.
O Governo Federal revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra o coronavírus por meio de nota técnica publicada, nesta quarta-feira (15), pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19.
O Ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes de 12 a 17 anos, que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos, e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.
A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização diz apenas que, neste momento, a vacinação de jovens entre 12 e 17 anos não é prioritária.
Atualmente, apenas o imunizante da Pfizer/BioNTech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.