Alonso confirma Rogerinho no Daem e mudanças são feitas
O prefeito Daniel Alonso (PSDB) nomeou nesta quinta-feira (9) o vereador afastado Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP), como presidente do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) e fez outras mudanças na administração municipal.
O antigo gestor da autarquia até então, Marcelo José de Macedo, foi realocado na função de assessor especial de Assuntos Estratégicos na Prefeitura. As mudanças visam garantir a governabilidade junto ao Poder Legislativo.
A “minirreforma” no governo Daniel Alonso também envolve a nomeação de Gastão Lúcio Rodrigues Pinheiro Junior para o cargo de secretário municipal de Esportes, Lazer e Juventude (SELJ), função que estava vaga desde o dia 17 de agosto.
A portaria é outra que consta em edição extraordinária desta quarta-feira do Diário Oficial do Município de Marília (Daem), junto com a nomeação de Jorge Antônio Putinatti para o cargo de secretário adjunto na mesma pasta. Gastão já chefiou a SELJ no governo Vinicius Camarinha (PSB) e Putinatti é ex-jogador profissional.
As alterações na secretaria, especificamente, têm o objetivo de minar a influência do vereador Eduardo Nascimento (PSDB), que chefiou a pasta ao longo do primeiro governo Daniel Alonso, seu correligionário, que agora se comporta como oposição na Câmara.
Por outro lado, a nomeação de Rogerinho, que se elegeu com apoio de rivais do tucano, abre espaço para o suplente João do Bar (PP) retornar ao Legislativo como vereador. A expectativa é de que ele atue junto com a base governista, que vinha se fragilizando.
Para garantir a maioria do plenário, entretanto, ainda podem ser necessárias outras negociações por parte do chefe do Executivo. Ter o apoio de mais da metade dos vereadores, pelo menos, é fundamental para aprovação de proposituras de interesse do prefeito.