Taxa de transmissão do coronavírus recua em Marília
Com o índice de transmissão (número efetivo de reprodução – Fator RT) de 0,86, a região de Marília está na condição de “provável controle da pandemia”. É o que mostra estudo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), divulgado por meio da ferramenta SP Covid-19 Info Tracker.
O levantamento é regional e considera o desempenho dos 62 municípios que fazem parte da Direção Regional de Saúde (DIR-IX Marília).
Quando o RT está em 1, significa que cada morador com Covid-19 pode transmitir o vírus para mais uma pessoa. Para haver controle da pandemia, o ideal é que a taxa fique abaixo deste número; quanto menor mais rápido pode ocorrer a tão sonhada erradicação da doença.
A informação traz alívio, já que a taxa oscilou e chegou a ultrapassar 1 no final de agosto. O indicador mais baixo em Marília e adjacências nesse ano foi registrado no dia 13 de julho: 0,57.
O fisiopatologista, professor e pesquisador da Unesp em Marília, Vitor Engracia Valenti, explica que o número efetivo de reprodução é obtido e projetado com base em modelos matemáticos inteligentes de epidemiologia.
Os sistemas combinam a dinâmica de contágio do novo coronavírus com técnicas de inteligência artificial.
OUTROS RESULTADOS
A região de Bauru tem índice melhor que Marília, com 0,59. A cidade de São Paulo vê o indicador aumentar desde o dia 26 de agosto. O RT oscilou entre 0,59 em meados de julho, 1,11 em 8 de agosto, 0,87 no final do mês passado e agora está em 1.
Atualmente, a região de Araraquara tem o menor Fator RT do Estado de São Paulo, 0,49. A situação é mais delicada na Grande São Paulo Oeste, com 1,11 – que faz parte da área a chamada Rota dos Bandeirantes, com as cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora de Bom Jesus e Santana do Parnaíba.
O segundo maior índice (1,05) é da região Sudoeste ou o trecho dos mananciais, com Cotia, Embu, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.
Os dados completos [clique aqui] podem ser conferidos diretamente na plataforma utilizada pela Unesp.