Terceira dose da vacina em Marília segue sem previsão
Marília ainda não têm previsão para iniciar a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Município informou que, até esta quarta-feira (1º), ainda não havia sido comunicado sobre a chegada da remessa dos imunizantes para essa finalidade.
Na quarta-feira (25), o governador João Doria (PSDB) anunciou que o Estado iniciaria a aplicação do reforço no dia 6 de setembro em todos os paulistas com 60 anos ou mais.
Em Marília, estimativa da Secretaria Municipal da Saúde aponta que pelo menos 42 mil moradores compõem esta faixa etária e receberam as doses iniciais, durante a campanha local.
Procurado nesta quarta-feira (1º), o chefe da pasta em Marília, Cassio Luiz Pinto Júnior, preferiu não tentar prever o início da aplicação. “Ainda não temos notícia do recebimento da terceira dose”, justifica.
Questionado se a data estimada pelo Estado poderia ser cumprida em Marília, mesmo com ponto facultativo decretado para o dia 6 de setembro, Cassinho reafirma que “dependemos do recebimento dos imunizantes”.
O Marília Notícia questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre a previsão e o volume de vacinas a ser enviado à cidade para aplicação da terceira dose. Mas, até o fechamento desta reportagem, ainda não havia resposta.
VACINÔMETRO
Dados atualizados pela pasta estadual indicam que Marília recebeu um total de 280.775 doses de imunizantes, das quais já aplicou 270.152.
A cidade tem 173.708 vacinados com a primeira etapa e 91.955 com as duas – que completam o ciclo vacinal.
Para 4.389 moradores, a vacina chegou em dose única. Somados com os que já receberam duas aplicações, Marília tem 96.344 pessoas com esquema vacinal completo (39,8% da população).
O MN questionou a Secretaria de Estado da Saúde sobre o envio de doses ao município – para a terceira aplicação. Confira a resposta, na íntegra.
O Plano Estadual de Imunização (PEI) envia doses suficientes para aplicação públicos-alvos e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma de vacinação estabelecido. Todas as grades de vacinas são enviadas com orientações e diretrizes para aplicação.
Os municípios são responsáveis por organizar a demanda local e programar eventuais calendários próprios considerando o cronograma estadual, que baliza a distribuição e logística das doses para todas as 645 cidades de SP.
A Secretaria atua com agilidade na logística e distribuição aos municípios conforme recebe novas remessas de vacinas do Governo Federal. O recebimento de novas remessas é crucial para a continuidade da campanha de vacinação contra a COVID-19.