Terceira dose chega a mais de 42 mil a partir de setembro
Marília prevê vacinar mais de 42 mil pessoas – com 60 anos ou mais – com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, a partir do dia 6 de setembro. A nova etapa da campanha foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) nesta quarta-feira (25).
A previsão local foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde, com base no número de pessoas idosas vacinadas desde a chegada dos imunizantes, em fevereiro deste ano.
Mas a velocidade do cronograma da terceira dose ainda não está definida. Um dos critérios é o intervalo de seis meses, desde a segunda aplicação.
BALANÇO
A saúde municipal vacinou 42.932 pessoas com 60 anos ou mais, contra a infecção. Desse total, 1.113 tinham completado 90 anos ou mais.
Outras 5.617 tinham entre 80 e 89 anos. Na faixa etária de 70 a 79 anos, 12.960 receberam duas doses da vacina em Marília.
O grupo mais expressivo, conforme os dados da Secretaria Municipal da Saúde, é o das pessoas entre 60 e 69 anos; 23.242 idosos (10% da população estimada na cidade).
Mas estes números podem estar inflados pelo chamado “turismo da vacina”, que foi constado na cidade.
Em julho, a Prefeitura de Marília ameaçou incluir o título de eleitor entre os documentos exigidos, para evitar a “migração”.
Por fim, acabou sendo adotada a exigência do comprovante de residência. Por isso, é possível que o total de pessoas para a terceira dose, agora com comprovação, fique menor.
DESACELERAÇÃO
O anúncio de terceira dose chega no momento em que as ações nos ginásios têm desaceleração, ao atender adolescentes.
A última convocação em rede social e site da Prefeitura de Marília para vacinação coletiva foi no sábado (21).
Na oportunidade, a Secretaria da Saúde chamou jovens de 16 e 17 anos (com ou sem comorbidades). As vacinas foram aplicadas nesta terça-feira (24), das 14h às 18h, no ginásio da Universidade de Marília (Unimar).
Somente o imunizante da Pfizer está autorizado a ser usado em adolescentes, o que explicaria a redução no ritmo da campanha.