Atletas da Amei competem com chances de medalhas nas Paralimpíadas
Bem representada nas Olimpíadas de Tóquio – competição encerrada no dia 8 deste mês –, Marília tem presença de peso e chances de medalhas nesta edição dos Jogos Paralímpicos. Dois atletas da cidade competem no atletismo.
Todos são vinculados à Associação Mariliense de Esportes Inclusivos (Amei), uma das principais referências paradesportivas do país.
A delegação conta com o tricampeão mundial nos 400m rasos, Daniel Tavares Martins, e com o sobrinho dele, o bicampeão mundial juvenil, Gustavo Dias.
Também faz parte da associação a atual líder do ranking mundial paradesportivo de judô, Alana Maldonado, nascida em Tupã (75 quilômetros distante de Marília), mas com uma relação próxima com a cidade, onde foi revelada.
A judoca estreia no sábado (28). Já Daniel e Gustavo têm as provas agendadas para segunda e terça-feira (30 e 31).
BRIGA POR MEDALHAS
Os atletas da Amei foram à “Terra do Sol Nascente” com grandes expectativas. Daniel tem apenas 25 anos e já soma de três mundiais e um pan-americano, entre tantos outros. É detentor do recorde mundial nos 400m, com o tempo de 46s86.
O sobrinho Gustavo, de 21 anos, é atual bicampeão mundial juvenil nos 400m. Ele disputará a classificação com o tio campeão e competirá também no salto em distância.
Por sua vez, Alana Maldonado disputará medalha na categoria peso médio – até 70 quilos. Além da participação em competições paradesportivas, ela é atleta profissional regular do Palmeiras, onde compete com lutadoras sem nenhuma deficiência.
O trio embarcou do Brasil junto com a delegação no dia 7 deste mês – um dia antes do encerramento dos jogos em que o mariliense Thiago Braz conquistou uma medalha de bronze para o país, no salto com vara.
Marília também foi representada no Japão, nos jogos encerrados dia 8, pelo atleta (salto com vara) Augusto Dutra, atual Campeão Brasileiro e Sul-americano na modalidade.