Crianças a partir de dois anos voltam às escolas em setembro
Pais terão o desafio da adaptação – com horários reduzidos e transição de ensino híbrido para presencial –, a partir de setembro, para crianças matriculadas no Ensino Infantil. O anúncio foi feito pela Prefeitura de Marília e prevê diferentes datas, de acordo com a faixa etária. Para os bebês de quatro meses até um ano e meio, porém, ainda não há previsão.
O município alegou que a decisão da retomada teve como base os dados sobre a pandemia, com situação sanitária mais favorável.
Conforme já havia antecipado o Marília Notícia, a Secretaria recebeu pressão tanto dos pais (após um ano e meio das creches fechadas) quanto dos servidores que atendem as crianças menores. Com a volta do Ensino Fundamental, funcionários destas unidades foram remanejados para escolas onde o ensino presencial já foi retomado.
PRÉ-ESCOLA (quatro e cinco anos)
A partir de 30 de agosto, as turmas de pré-escola (Infantil I – quatro anos e Infantil II – cinco anos de idade) terão a ampliação do horário de permanência nas escolas. Atualmente, são apenas 2h30.
As turmas do ensino integral, nas faixas etárias acima, continuarão sendo atendidas diariamente e subdivididas em dois grupos – um deles atendido de manhã e o outro no período da tarde.
MATERNAL II (três anos)
Na semana entre os dias 06 e 10 de setembro, haverá reunião de pais, em pequenos grupos, com horários agendados. A intenção é esclarecer sobre o ensino híbrido e formas de rodízio. Será solicitado que os pais assinem um termo de responsabilidade, para optar pela atividade presencial, remota ou impressa.
Está prevista “avaliação diagnóstica”, em pequenos grupos de crianças com horários agendados, para acolhimento, inserção e detecção das necessidades individuais. Essa etapa também vai durar uma semana – de 13 a 17 de setembro.
Somente no dia 20 de setembro – daqui um mês –, as crianças do Maternal II retornam às atividades presenciais, mas com rodízio. Os alunos do integral, farão rodízio entre a manhã e tarde. Estudantes do regime parcial, ficam em rodízio semanal.
Para essa faixa etária, conforme prevê a Secretaria de Educação, o horário será reduzido de 20 de setembro até 1º de outubro, cumprindo o Plano de Retomada. Após 15 dias de período de inserção – com horário reduzido –, a Secretaria pretende reavaliar ampliação do horário de atendimento.
MATERNAL I (dois anos)
Para esta faixa etária, a partir de 20 de setembro, todos os professores de Maternal I (para alunos de dois anos) voltam ao trabalho presencial, para cumprir jornada normal de trabalho na escola.
Na semana de 20 a 24 de setembro, haverá reunião de pais, assim como no Maternal II. Na última semana do mês, haverá avaliação diagnóstica (pequenos grupos), para acolhimento e inserção.
Para o Maternal I, a retomada às atividades presenciais será partir de 04 de outubro. A Secretaria de Educação pretende adotar rodízio de alunos nas escolas (tanto para o integral como para o parcial).
Inicialmente, a retomada será com 2h30. Após 15 dias da inserção, com horário reduzido, será avaliação para possível ampliação.
NÍVEL I e II (quatro meses a um ano e dez meses)
Para os bebês – Nível 1 e 2 –, a Educação não tem previsão de retomada. Eles devem permanecer vinculados à escola na modalidade remota, via Plataforma Google Sala de Aula. Para estes alunos, ainda seria necessário, segundo a Prefeitura, o avanço de fase no Plano São Paulo de Flexibilização.