MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 02 ago. 2021

Silenzio se manifesta sobre acusação assoreamento

por Leonardo Moreno

Fachada do condomínio Silenzio Esmetalda, (Foto: Divulgação)

Em reposta à reportagem do Marília Notícia, que mostrou o Silenzio Esmeralda como um dos principais empreendimentos de luxo responsáveis pelo assoreamento da represa Água do Norte, na zona Leste da cidade, os responsáveis pelo condomínio se manifestaram sobre o caso por meio da nota que pode ser lida, na íntegra, abaixo.

No documento, o empreendimento rebate os apontamentos da Promotoria do Meio Ambiente. Para conhecer detalhes sobre o parecer técnico do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), em que constam as informações veiculadas pelo MN, [clique aqui].

NOTA SILENZIO

Em esclarecimento à matéria publicada recentemente neste portal de notícias, o Silenzio Esmeralda vem prestar as seguintes informações.

Em relação ao assoreamento informado na notícia, ressaltamos que foi contratada empresa especializada para a realização de serviços de terraplanagem e pavimentação. Durante a execução do serviço ocorreu uma maior intensidade pluviométrica no período e ao tomarmos conhecimento dos fatos, foram tomadas de imediato as medidas de contenção.

A título de esclarecimento, o empreendimento possui cinco dispositivos dissipadores de energia de águas pluviais, como medida preventiva. No tocante às áreas não edificantes de proximidade ao Itambé, o município exige 30 metros de recuo e distanciamento e o empreendimento atende lei federal que menciona 100 metros, dando uma maior proteção ambiental à área. Além desses fatos, que demonstram nossa responsabilidade socioambiental, a nascente existente na área primitiva, está devidamente protegida e preservada, contribuindo assim com o maior fornecimento de água ao Município.

O empreendimento tem tomado todas as cautelas necessárias para evitar qualquer tipo de dano ambiental, inclusive estando arquivado o procedimento administrativo no tocante aos cuidados em área de preservação permanente (APP) com laudo favorável da polícia ambiental, estando todas as obras de benfeitorias devidamente regularizadas.  

Em relação à informação sobre o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), o empreendimento informa que está sendo cumprido regularmente.

Além do mais, foram realizados todos os estudos necessários para que o empreendimento se adequasse às normas legais, principalmente com a apresentação prévia do EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança.

Por fim, o empreendimento está seguindo todas as diretrizes já aprovadas pelos órgãos públicos (Prefeitura Municipal, CETESB, DAEM, entre outros) em cumprimento às normas ambientais, dando continuidade ao nosso compromisso de responsabilidade socioambiental

Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o nosso grupo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
  • 2
    Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
  • 3
    Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília
  • 4
    Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços

Escolhas do editor

ESPANCAMENTO
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morteIML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
SAÚDE
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviçosFamar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
SUPERMERCADOS
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova lojaBig Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
FUTEBOL
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra BandeiranteMAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante

Últimas notícias

MAC empata com o Bandeirante no Abreuzão e se complica na Copa Paulista
MN TV: Marília sofre novo ‘rebaixamento’ e passa a ter voo de teco-teco em aeroporto precário
Rogerinho destaca articulação de R$ 30 milhões em recursos para Marília e região
Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie