Silenzio se manifesta sobre acusação assoreamento
Em reposta à reportagem do Marília Notícia, que mostrou o Silenzio Esmeralda como um dos principais empreendimentos de luxo responsáveis pelo assoreamento da represa Água do Norte, na zona Leste da cidade, os responsáveis pelo condomínio se manifestaram sobre o caso por meio da nota que pode ser lida, na íntegra, abaixo.
No documento, o empreendimento rebate os apontamentos da Promotoria do Meio Ambiente. Para conhecer detalhes sobre o parecer técnico do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), em que constam as informações veiculadas pelo MN, [clique aqui].
NOTA SILENZIO
Em esclarecimento à matéria publicada recentemente neste portal de notícias, o Silenzio Esmeralda vem prestar as seguintes informações.
Em relação ao assoreamento informado na notícia, ressaltamos que foi contratada empresa especializada para a realização de serviços de terraplanagem e pavimentação. Durante a execução do serviço ocorreu uma maior intensidade pluviométrica no período e ao tomarmos conhecimento dos fatos, foram tomadas de imediato as medidas de contenção.
A título de esclarecimento, o empreendimento possui cinco dispositivos dissipadores de energia de águas pluviais, como medida preventiva. No tocante às áreas não edificantes de proximidade ao Itambé, o município exige 30 metros de recuo e distanciamento e o empreendimento atende lei federal que menciona 100 metros, dando uma maior proteção ambiental à área. Além desses fatos, que demonstram nossa responsabilidade socioambiental, a nascente existente na área primitiva, está devidamente protegida e preservada, contribuindo assim com o maior fornecimento de água ao Município.
O empreendimento tem tomado todas as cautelas necessárias para evitar qualquer tipo de dano ambiental, inclusive estando arquivado o procedimento administrativo no tocante aos cuidados em área de preservação permanente (APP) com laudo favorável da polícia ambiental, estando todas as obras de benfeitorias devidamente regularizadas.
Em relação à informação sobre o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), o empreendimento informa que está sendo cumprido regularmente.
Além do mais, foram realizados todos os estudos necessários para que o empreendimento se adequasse às normas legais, principalmente com a apresentação prévia do EIV – Estudo de Impacto de Vizinhança.
Por fim, o empreendimento está seguindo todas as diretrizes já aprovadas pelos órgãos públicos (Prefeitura Municipal, CETESB, DAEM, entre outros) em cumprimento às normas ambientais, dando continuidade ao nosso compromisso de responsabilidade socioambiental
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o nosso grupo.