Marília anuncia medida contra faltosos em vacinação contra Covid
A Prefeitura de Marília anunciou que vai punir as pessoas que faltarem à vacinação contra a Covid-19 após terem feito o agendamento para as ações especiais de imunização.
Nas duas primeiras forças-tarefa para aplicar a primeira dose no público-alvo com 25 anos ou mais, sem comorbidades, foram contabilizadas a falta de 253 pessoas e cinco termos de recusas da marca ofertada.
“Todos que faltaram ou recusaram a vacina terão o seu cadastro e CPFs bloqueados e somente quando as doses forem para os postos de saúde e ocorrer a mudança da faixa etária de 25 anos ou mais, elas poderão tomar a vacina”, afirma nota oficial da administração municipal.
De acordo com a Secretaria da Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sala de Vacinas, na ação de quinta-feira (22) foram aplicadas 3.151 doses, com 149 faltas. Já para a ação de sexta-feira foram 3.196 doses aplicadas, com 104 faltosos.
O agendamento para vacinação continua altamente disputado pelas pessoas que anseiam pela imunização contra a Covid-19. O cadastro segue sendo encerrado poucos minutos após a abertura devido ao rápido preenchimento de todas as vagas disponíveis.
A grande demanda é um dos fatores que leva à indignação quanto aos faltosos. “Mais uma vez, infelizmente, tivemos muitas pessoas que deixaram de se vacinar e continuam correndo risco, possivelmente levando uma doença para dentro de suas casas e seus familiares, podendo com esse ato ser o ‘estopim’ de uma cadeia de transmissão comunitária da doença”, disse Cássio Luiz Pinto Junior, Secretário de Saúde de Marília.