Taxa de transmissão do coronavírus é a menor do ano em Marília e região
A taxa de transmissão do coronavírus chegou ao seu menor patamar desde o começo do ano na região de Marília nesta sexta-feira (16), com tendência de uma queda ainda maior nos próximos dias. Os números constam em ferramenta desenvolvida pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pela Universidade de São Paulo (USP).
Considera-se que a doença está controlada nos momentos em que a taxa de transmissão é igual ou menor a um – que é quando uma pessoa transmite o vírus para apenas mais uma.
Atualmente, a taxa na região de Marília é de 0,5 – ou seja, duas pessoas contaminadas transmitem, juntas, a Covid-19 para uma única pessoa.
No momento, a situação regional só não é melhor do que a verificada em São José do Rio Preto e cidades próximas, onde a taxa de transmissão está em 0,49.
Ou seja, atualmente, a situação mariliense é a segunda melhor entre 22 regionais paulistas. A pior situação hoje é da região Leste da Grande São Paulo, com taxa em 1,07.
Até agora, desde o começo do ano, o melhor resultado para Marília e cidades próximas era uma taxa de transmissão de 0,56 registrada em 15 de fevereiro.
Assim como a queda recente na ocupação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19, os bons indicativos que vêm sendo verificados seriam resultado do avanço da vacinação contra a doença.