Marília recebe projeto Paradens em julho
Neste mês de julho, Marília recebe o projeto Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio das secretarias estaduais de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que visa fomentar o esporte paralímpico de base.
Desde o início do ano, o Paradens está em atividade no Estado de SP, capacitando professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes, além de alunos de graduação do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas.
No total, serão nove cidades-sede que irão receber o programa em 2021. O projeto já passou por Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São José do Rio Pardo.
Em Marília, o evento será realizado entre os dias 27 e 30 de julho, na Ginásio Neusa Galetti – avenida Santo Antônio, 2.701 – Somenzari, Marília.
Durante os quatro dias do programa, os alunos das regiões terão a oportunidade de receber a capacitação técnica do projeto, com conhecimento teórico e prático do esporte paralímpico, com foco nas modalidades de bocha, goalball, vôlei sentado e natação paralímpica. As aulas práticas da capacitação contarão com a aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades destacadas.
Os interessados em participar do Paradens podem se inscrever no site www.paradens.com.br. Há 50 vagas disponíveis para as capacitações em cada localidade.
PARADENS
O Governo de São Paulo, por meio das Secretarias de Estado de Esportes e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lançou em 2021 o projeto Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), que tem como objetivo fomentar o esporte paralímpico de base.
O Paradens é dividido em duas fases, sendo a primeira a etapa de homologação. O objetivo desta é mapear entidades do Estado de São Paulo que já tenham prática atual de paradesporto e, posteriormente, registrá-las através de parâmetros e relatórios previamente definidos, passando assim a legitimar estas entidades estudando o seu funcionamento, suas necessidades e operação.
A segunda etapa é a de capacitação técnica, que dá a oportunidade aos participantes – que podem ser professores de educação física, alunos do último ano de educação física e educadores que trabalham com práticas esportivas – de adquirirem conhecimento através da aplicação de conceitos e técnicas, fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e dar continuidade ao processo educativo-esportivo nas modalidades: bocha, natação, goalball e vôlei sentado.
No primeiro semestre de 2021 o Paradens será realizado em nove locais distintos, sendo eles as oito regiões esportivas do Estado, mais a cidade de São Paulo. Mais informações podem a ser acessadas no site www.paradens.com.br e o Instagram do projeto.
Os interessados em realizar a capacitação devem fazer o curso on-line “Movimento Paraolímpico: fundamentos básicos do esporte” – https://impulsiona.org.br/