Marília ganha nova unidade do EcoEstação para coleta seletiva
A zona Leste de Marília recebeu, nesta quinta-feira (1º), a instalação de uma nova unidade de Ecoponto para coleta seletiva, desenvolvida pelo Projeto EcoEstação, que cumpre a Lei Municipal 7851/2015, ao instalar Locais de Entregas Voluntárias (LEV’s) para a dispensa de materiais recicláveis nas principais ruas e avenidas do município.
A avenida Cascata foi selecionada como local para instalação da nova unidade, tendo em vista tratar-se de região de grande fluxo e fácil acesso, e ser próxima à escola estadual Bento de Abreu Sampaio Vidal, facilitando o desenvolvimento de ações de educação ambiental sobre o tema entre os alunos.
O Ecoponto permite a entrega voluntária de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros e metais, em cumprimento às legislações vigentes e promove a inclusão social de catadores de materiais recicláveis.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, explica que a instalação dos LEVs está prevista no Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, em que os catadores podem solicitar espaços públicos para a fixação deste tipo de Ecoponto.
“Os interessados deverão requerer por escrito, junto ao Poder Público, a participação nesta modalidade de coleta e serão responsáveis pela fabricação, instalação e manutenção dos Ecopontos, cabendo ao Poder Público a indicação e a permissão do uso da área a ser utilizada para instalação, além da fiscalização das atividades, evitando acúmulos de materiais. A retirada dos resíduos deverá ser realizada, no mínimo, três vezes por semana, e a limpeza é de responsabilidade dos cooperados”, afirmou Vanderlei.
Este novo Ecoponto pertence ao Projeto EcoEstação, coordenado pelo ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, e amplia o número de unidades instaladas no município.
“Instalamos diversos Ecopontos pela cidade, e entendemos que este espaço na avenida Cascata colaborará muito para a coleta seletiva no município. É sabido que, principalmente aos finais de semana, a área é ocupada por jovens que buscam diversão, mas infelizmente acabam descartando garrafas e outros resíduos pelo gramado da praça, utilizada durante o dia por crianças. Assim, vamos iniciar o trabalho de educação ambiental nesta região, contando com a colaboração dos usuários da praça e também dos moradores locais, para que realizem o descarte corretamente”, diz.
Dema afirma que o EcoEstação está concluindo a construção de outras unidades, as quais serão instaladas em breve, seguindo o cronograma estabelecido pela Prefeitura, que vai indicar a área adequada para instalação. “Esperamos que a população participe destas atividades, que muito têm colaborado com o nosso meio ambiente, através da reciclagem e, principalmente, têm ajudado a sustentar famílias através deste trabalho digno e honroso, promovendo à inclusão social”, relata o ativista ambiental.
A ação tem o apoio da Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Marília, Amigos do Bar e cooperados do Projeto EcoEstação.
Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao material para que ele se torne novamente matéria-prima para fabricação de novos produtos, evitando a extração de insumos diretamente do meio ambiente, reduzindo à exploração além da capacidade de suporte que o planeta possa oferecer.
Os Ecopontos recebem materiais recicláveis todos os dias da semana, em quaisquer horários, estando instalados em ruas e avenidas de grande fluxo e fácil acesso, permitindo a participação de toda população. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (14) 3454-3400 e (14) 3408-6700.