Geração de vagas de trabalho tem o melhor saldo do ano
Marília registrou a criação de 676 empregos com carteira assinada em maio – o melhor desempenho mensal desde novembro do ano passado, quando o saldo de contratações menos demissões no mercado formal ficou positivo em 725.
Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira (1º).
Em 2021 – até agora -, o melhor mês para a geração de emprego tinha sido fevereiro, com 486 admissões a mais do que desligamentos.
Em 17 meses, desde janeiro do ano passado, o resultado de maio de 2021 é o terceiro melhor para o município. Contudo, é relevante apontar o efeito negativo da pandemia em boa parte deste período.
O bom desempenho mariliense na geração de empregos formais em maio foi puxado principalmente por serviços, que hoje já é responsável por mais da metade do estoque de carteiras assinadas na cidade.
O setor contratou mais do que demitiu 394 trabalhadores formais no quinto mês do ano. Em seguida, aparece a indústria com saldo positivo de 236 contratações e, na sequência, o comércio (79 contratações a mais do que demissões) e a agropecuária (5).
Já a construção civil foi o único setor da economia local com mais demissões do que contratações em maio, apresentando assim saldo negativo – foram extintos 38 postos de trabalho.