Marília registra a temperatura mais baixa dos últimos 28 anos
Marília registrou nesta quarta-feira (30) a temperatura mais baixa ao menos desde 1993, quando passou a ser disponibilizado o histórico climatológico do município em bancos de dados públicos e abertos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMet), os termômetros registraram 1,7ºC hoje em Marília. Em termos de registros históricos, trata-se de um recorde.
O frio extremo é explicado pela atuação de uma de massa de ar polar, segundo a meteorologista Zildene Pedrosa de Oliveira Emídio, do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru. Tal condição também afeta outros estados brasileiros.
A reportagem do Marília Notícia consultou duas bases de dados oficiais em busca de informações sobre outro dia tão frio na história do município, mas não encontrou.
Juntos, os históricos sobre o clima em Marília do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico, do Governo Federal, e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), vinculado ao Governo Paulista, totalizam 28 anos de informações.
Até agora, levando em consideração ambos os serviços, o dia mais frio registrado em Marília havia sido em julho de 2002, quando os termômetros bateram 1,9ºC.
Nesta quarta-feira, segundo outros serviços meteorológicos baseados em observações via satélite, a sensação térmica em Marília chegou a ficar negativa – abaixo de zero.
A previsão do IPMet para o município era de que a temperatura mínima seria de 3ºC nesta data, mas a natureza surpreendeu os modelos matemáticos.
As margens da serra do distrito de Dirceu, na zona Leste, chegaram a ficar com a grama congelada, veja o vídeo: