Ocupação de UTI Covid cai para 93% após mais de 100 dias
A ocupação regional das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivas para pacientes com Covid-19 caiu abaixo de 94%, depois de mais de 100 dias acima deste patamar. Dados deste domingo (27) apontam que 93,91% dos leitos desse tipo em Marília e região estavam em uso.
As informações foram consultadas pela reportagem do Marília Notícia junto ao banco de dados oficial do Estado de São Paulo.
O Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS-9) continua com a pior ocupação de todo o Estado, mas o recuo da lotação não deixa de ser uma boa notícia. A esperança é que a queda se sustente pelos próximos dias e semanas.
A situação do município de Marília, especificamente, segue mais preocupante do que a da regional em si. Desde segunda-feira (21) da semana passada, os boletins da Prefeitura indicam diariamente ocupação de 100% dos leitos de UTI voltados a pacientes com Covid-19, tanto na rede privada quanto na particular.
No caso da regional, entretanto, a última vez que a ocupação ficou na casa dos 93% tinha sido no dia 15 de março. Foi naquele mês que o sistema de saúde local entrou em colapso de modo constante até o momento.
Aquele período também coincide numa verdadeira explosão do número de mortes por Covid-19 na cidade, ainda que a ocupação de 100% em nível municipal tenha sido alcançada pela primeira vez em janeiro.
A ocupação regional dos leitos de UTI Covid chegou ao seu pior momento há pouco mais de um mês, no dia 25 de maio, quando 97,37% dos leitos do DRS-9 estavam ocupados.