Covid-19 já matou 114 marilienses sem comorbidades
A Covid-19 matou pelo menos 114 moradores de Marília que não possuíam nenhum fator de risco para a doença, de acordo com informações oficiais do Ministério da Saúde levantados pelo Marília Notícia.
Os números são de 23 de junho, última data da atualização feita pelo Governo Federal. Até aquele dia, segundo consta na base de dados, tinham sido contabilizadas 750 vítimas da Covid-19 com residência declarada em Marília. Até a manhã desta segunda-feira (28) a Prefeitura contabiliza 784 óbitos.
Isso significa que, aproximadamente, 15,2% dos marilienses que morreram pela doença não tinham comorbidades que poderiam agravá-la.
Neste grupo, a pessoa mais jovem a perder a vida tinha 20 anos. O rapaz precisou ser internado na Santa Casa de Paraguaçu Paulista (distante 78 quilômetros de Marília).
Além dele, com menos de 30 anos, existe apenas mais uma vítima sem comorbidades – um rapaz de 28. Vale lembrar que após o dia 23 de junho foi confirmada a morte de um jovem de 22 anos, que ainda não constava na base de dados.
Com menos de 40 até 30 anos ou mais, existem 15 pacientes marilienses que não pertenciam aos grupos de risco, mas acabaram morrendo após infecção pelo coronavírus.
Conforme a faixa etária aumenta, também sobe o número de vítimas sem nenhum fator de risco. No entanto, mais da metade das vítimas desse grupo – sem comorbidades – possuía menos de 60 anos.
COMORBIDADES
Por outro lado, as principais comorbidades das 750 vítimas registradas envolvem cardiopatias, diabetes e obesidade.
Entre os marilienses mortos por Covid-19, pelo menos 52,80% tinham algum problema cardíaco; já a diabetes acometia 38,93% deles; e a obesidade foi verificada em no mínimo 13,47% das vítimas.