Mulher diz que recebeu vacina contra gripe no lugar da Covid
A gerente administrativa Cimara de Batista Lovatto, de 44 anos, afirma que recebeu dose de vacina trocada na tarde desta última quarta-feira (23), na Unidade de Saúde da Família (USF) Altaneira, localizada entre as zonas Norte e Leste de Marília.
Em entrevista ao Marília Notícia, Cimara conta que chegou ao posto de saúde por volta das 13h30 e assinou alguns papéis, nos quais constava que receberia o imunizante contra a Covid-19 fabricado pela Fiocruz – inclusive a ficha de imunização.
Após cerca de dez minutos de espera, Cimara foi chamada para receber a agulhada e, logo após o procedimento, foi embora para casa. Passado algum tempo, ainda na mesma tarde, ela teria recebido uma ligação da USF.
“Disseram que eu tinha tomado a vacina da gripe H1N1 no lugar da vacina da Covid-19, e que eu deveria voltar no dia 7 de julho, daqui 15 dias, para receber a dose correta. Nem deu tempo de perguntar nada sobre o erro, já desligaram o telefone”, afirma ao MN.
Cimara diz que está incrédula com o ocorrido e que tem precedentes parecidos na família, já que – no passado – sua mãe já foi vítima de um erro médico e, por isso, hoje vive acamada. “Isso é muito grave, esse tipo de erro pode provocar consequências severas”, desabafa.
OUTRO LADO
Ao MN, a Prefeitura confirma a aplicação da dose errada em Cimara, mas informa que o erro foi pontual e prontamente identificado. A administração cita ainda que o caso será solucionado o mais breve possível, e que o imunizante correto está previsto para ser aplicado assim que possível. O município nega que outros casos semelhantes já tenham ocorrido.
Apesar disso, emissora local de TV trouxe alguns relatos de moradores que apontam que mais erros do tipo podem ter acontecido com outros pacientes, na mesma unidade de saúde.