Moradores vendem os próprios rins para comprar casas
Um vilarejo no Nepal tem chamado a atenção pelo apelido de “Aldeia dos Rins”. Quase todos os moradores de Hokse venderam seus rins em troca de uma casa para morar, apenas para verem seus novos lares serem destruídos pelo terremoto que atingiu o país em abril deste ano.
Traficantes de órgãos visitam diversos vilarejos na região de Katmandu, prometem uma casa se seus moradores aceitarem vender um de seus rins. Em Hokse, os habitantes agora vivem em tendas, após terem suas casas destruídas pelo forte tremor.
“Minha cunhada me convenceu a vender meu rim e me disse que meu corpo só precisava de um. Minha irmã roubou meu rim e o terremoto roubou minha casa”, conta Geeta, moradora do local. Os traficantes pagam 200 mil rúpias nepalenses (cerca de R$ 6,700) pelo órgão e a operação dura em média meia hora.
Segundo matéria do Mail Online, o tráfico ilegal de órgãos aumentou muito no país. A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 10 mil operações envolvendo venda e compra de órgãos ocorram anualmente no país. Poucos hospitais no país realizam esse tipo de operação, e os médicos que aceitam preferem fazer a cirurgia na Índia.
Fonte: RedeTV!