Acim alerta para alta da inadimplência em Marília
A Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim) vem alertando a classe empresarial sobre o aumento da inadimplência na cidade por parte dos consumidores, e aponta a necessidade de se adotar uma cautela maior na hora de conceder crédito.
Em um mês e meio, a quantidade de marilienses em situação de inadimplência aumentou de 18.996 para 19.502, e existe o risco de piora no quadro. A dívida total, acumulada nos últimos cinco anos, é de R$ 15,5 milhões.
Somente desde o dia 1º de janeiro deste ano até agora, foi incluso na lista de devedores – com contas atrasadas – o total de 3.446 moradores da cidade, donos de 4.996 dívidas que chegam a R$ 2,3 milhões – fora outros eventuais débitos de períodos anteriores.
De acordo com a Serasa, o encarecimento da conta de luz com o agravamento da crise hídrica e a elevação do gás de cozinha, igualmente a outras contas básicas, como a de água, tendem a fazer a inadimplência da população aumentar ainda mais nos próximos meses.
Em entrevista ao Marília Notícia, o superintendente da Acim, José Augusto Gomes, diz que desde o ano passado já vem sendo feita a orientação aos comerciantes do município no sentido de tomarem mais cuidado da hora de “vender fiado”.
“Diante da Covid-19 e das incertezas, é preciso ter mais cautela na hora de dar crédito, fazendo, por exemplo, uma análise mais criteriosa”, explica Gomes.