Falta de sangue adia procedimentos e gera campanha
O Hemocentro de Marília precisa de doações para evitar que vire rotina situações como a da aposentada Cleunice Vasconcelos de Oliveira, de 68 anos. Na sexta-feira (11), ela teve transfusão adiada, devido à falta de bolsas de sangue. Uma campanha foi organizada por familiares.
O filho Alex Vasconcelos conta que a mãe sofre com leucopenia – redução no número de leucócitos – e anemia combinadas. Ela aguardou de sexta (11) até domingo (13) para fazer o procedimento.
O atendimento começou no Hemocentro, de onde ela foi encaminhada ao Pronto-Socorro com indicação de transfusão. Porém, não tinham bolsas que pudessem atender a necessidade da aposentada.
“Minha mãe estava no limite. A pressão já estava em 9 por 6, a temperatura corporal caiu para 33ºC. Foram quase 72 horas, e a cada hora [que passava], a pressão caia junto com a temperatura e a palidez aumentava muito. Acredito que ela recebeu a transfusão faltando poucas horas de vida”, afirma Alex.
A espera – mediante a condição de saúde de Cleunice – gerou preocupação, principalmente pela longa espera no hospital. “Graças a Deus conseguimos ficar isolados. Ela tem resistência muito baixa e pode se infectar com qualquer doença facilmente”, explica o filho.
O aumento dos casos de Covid-19 pressiona a agência transfusional das instituições de saúde. Por outro lado, pacientes do ambulatório de hematologia da Famema também necessitam de transfusões periódicas.
“Podemos ter remédios, leitos, profissionais de saúde, macas, escadinhas, cobertor, toda estrutura física e humana do hospital. [Mas] se não tivermos sangue, vai ter colapso. Vou atuar todos os dias, principalmente nesse período crítico, para motivar as pessoas a doarem”, destaca o filho de dona Cleunice.
SERVIÇO
Todos os tipos sanguíneos são importantes para a manutenção dos estoques do Hemocentro. O serviço funciona de segunda a sábado, das 7h às 13h, na rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata, zona Sul.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-1744.