Deputado Vinicius Camarinha estuda trocar PSB pelo PSDB
O deputado estadual Vinicius Camarinha (PSB) não descarta a possibilidade de trocar o atual partido pelo PSDB, sigla que hoje conta com seu principal adversário político na cidade, Daniel Alonso, prefeito de Marília.
Ao Marília Notícia, Vinicius afirma que a decisão ainda não está tomada, mas fatos novos envolvendo o Partido Socialista Brasileiro contra ele podem influenciar a mudança de forma definitiva.
A reportagem chegou a questionar o presidente paulista do PSDB, Marco Vinholi, sobre sua opinião em relação à possível migração de Vinicius. Vinholi, que é secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, optou por ficar em silêncio.
Em abril, o MN mostrou que Vinicius se tornou o líder do governo João Doria (PSDB) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Outro fator que deve ser determinante para a ida de Vinicius para o partido tucano é a recente chegada do vice-governador Rodrigo Garcia, ex-DEM, ao PSDB. Vinicius e Garcia – que conta com apoio de Doria para disputa pelo Governo do Estado em 2022 – são aliados políticos e mantêm uma relação próxima.
Na Casa de Leis, até então, Vinicius atuava como líder do PSB e já costumava votar de forma alinhada com a gestão tucana.
Por outro lado, de acordo com o jornal O Globo, em publicação naquela época, a “indicação de Vinícius Camarinha foi vista como sinal de união de esforços no governo paulista, mas desagradou Márcio França (PSB)”.
Rival político de João Doria, França é o presidente paulista do PSB. Vinicius, inclusive, teria virado alvo de ameaça de suposta expulsão do partido, segundo o veículo da grande imprensa.
Existe a possibilidade de Vinicius também migrar para um partido menor, onde não teria atrito com o grupo político de Daniel em Marília.
SUSPENSÃO
No dia 27 de maio, tornou-se pública a existência de um processo disciplinar contra Vinicius, em tramitação nas instâncias administrativas do PSB.
Naquela data, após uma decisão liminar em processo movido pelo partido, o presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), decidiu remover Vinicius das comissões e conselhos eventualmente ocupados em razão da proporcionalidade partidária – ou seja, por ser membro do PSB.
Tal medida deve seguir até conclusão do processo disciplinar da legenda ou até ser derrubada por decisão liminar.
A legenda (PSB) requereu – e foi atendida – a anotação de suspensão parlamentar de Vinicius. Com isso, o deputado estadual fica proibido de praticar qualquer ato em nome da agremiação partidária ou em decorrência dela.
PREFEITO
Assessores próximos a Daniel Alonso divergem sobre qual deve ser a postura do prefeito de Marília caso Vinicius realmente migre para o PSDB.
A informação é que o chefe do Executivo mariliense tem evitado tratar do assunto, respondendo que o momento é de cuidar da saúde da população, não de discutir política.
Contudo, um membro do primeiro escalão do governo municipal afirma que não haveria espaço no PSDB para os dois, e Daniel poderia ir para o Partido Liberal (PL), que já abriga sua filha, a suplente de deputada estadual Dani Alonso.
Já outra figura de confiança do prefeito garante que ele não sai do PSDB e deve continuar com o controle do diretório municipal da legenda, “com Vinicius Camarinha submisso”.