Comércio espera vendas aquecidas para o Dia dos Namorados
Quem compra um presente para conquistar (ou reconquistar), no Dia dos Namorados – celebrado no dia 12 de junho -, não está nem um pouco disposto a aguardar prazo de entrega, pagar frete e ainda – caso não agrade – esperar a substituição da encomenda. Essa é a aposta do comércio tradicional, que garante ter muitas opções e está otimista com a data.
Em Marília, lojistas decoram os ambientes, fazem promoções e se preparam com os itens que podem chamar mais a atenção. A expectativa é de, pelo menos, empatar ou ter algum crescimento em relação à data comemorativa de 2019 – ano anterior à pandemia.
Em 2020, o Dia dos Namorados aconteceu sob a “Fase 2 – Laranja” do Plano São Paulo, à época com limite estabelecido de 20% no número de clientes no estabelecimento, e permissão de quatro horas para abertura da maior parte dos negócios.
O superintendente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), José Augusto Gomes, lembra que o comércio nesta data é marcado pela diversidade nas opções.
“São presentes que variam muito, que podem ser confecções e assessórios, calçados, artigos de perfumarias, floriculturas, eletrônicos, entre outras opções, incluindo a gastronomia. Os restaurantes recebem bastante reservas para jantares de casais”, lembra.
Gomes destaca ainda a queda na temperatura, que tende a gerar mais procura por roupas e calçados, época para acelerar a venda das novas coleções. As pessoas podem também investir em “experiências”, com alguns passeios e compras de presentes que melhoram a qualidade de vida.
“Percentuais, não temos. Mas temos boas expectativas. Haverá um volume expressivo, porque nota-se um viés de melhora na economia, com as pessoas com um pouco mais de confiança [na hora de comprar]”, diz.
ELETRÔNICO
O comércio eletrônico é fartamente explorado pelas lojas de grande porte, tanto as que nasceram na internet quanto as que intensificaram vendas online e se destacaram.
Tanto que a Associação Comercial já vê os lojistas locais buscando clientes na rede. As estratégias variam entre oferecer catálogos online e delivery, enviar atualizações por aplicativos de mensagem e ampliar o investimento em publicidade na mídia virtual.
“Comprar em uma loja de Marília, onde você pode ver o produto, fazer uma eventual troca, ainda é uma garantia muito grande. Esperamos que as pessoas prestigiem o comércio local. Essa data, especialmente o Dia dos Namorados, tem esse perfil de um contato mais próximo com o lojista”, completa o superintendente.