Tentativa de retomada da várzea em meio à pandemia gera polêmica
Um áudio que circula em grupos de WhatsApp, gravado pelo bombeiro Ezequiel Pereira, o popular “Zica”, também comandante da Liga dos 20 – futebol amador em Marília – tem gerado polêmica na cidade.
Na gravação, ele comunica a abertura de negociação para a retomada do varzeano e pede que os clubes “não façam partidas neste final (sic) de semana, mas que, caso façam, utilizem campos que não sejam da Prefeitura”.
O áudio (confira abaixo) menciona a possibilidade de retomada, mesmo com a pandemia tendo feito 179 vítimas fatais nos últimos 30 dias – média de seis mortes por dia.
O eventual retorno seria condicionado à aprovação de protocolos, que seriam redigidos pelo próprio dirigente, como proposta a ser encaminhada para a Prefeitura de Marília.
“Com esse protocolo, a gente vai fazer a liberação do campeonato”, anuncia Ezequiel.
Ezequiel diz ainda esperar que os jogos, após liberação, sejam sem torcida nos estádios, mas acredita que seja um “protocolo simples”.
“Esse final (sic) de semana não façam nenhum jogo. Caso vocês façam algum jogo, façam em campos que não pertençam à Prefeitura, para que não gere nenhum tipo de atrito com a sociedade. Não é a Prefeitura que está causando problema conosco”, afirma.
O dirigente critica a imprensa [um radialista local], que reproduziu o áudio em programa matinal e mencionou o risco de propagação da Covid-19, ante à situação da pandemia.
A reportagem do Marília Notícia procurou Ezequiel, que não se manifestou até o fechamento desta reportagem.
O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo diz que não sabe a veracidade do áudio, “consequentemente não resta comprovada a identidade da pessoa que supostamente identifica-se como bombeiro”, diz.
Ainda em nota, a Corporação ressalta que “o Corpo de Bombeiros da PMESP segue todas as leis e normas instituídas e em vigor pelas autoridades competentes e, portanto, qualquer opinião divergente não representa a opinião institucional do Corpo de Bombeiros tampouco o que são orientações oficiais da instituição.”
A Prefeitura de Marília informou que não há previsão para a retomada do varzeano e que a cidade cumpre o Plano São Paulo.