HBU eleva atendimento de urgência e reforça o SUS na pandemia
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) precisou reforçar significativamente sua oferta de atendimentos de urgência, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), para suprir o crescimento da demanda provocada pela pandemia da Covid-19.
Em todo o ano passado, foram 2.682 atendimentos do tipo, um recorde de acordo com as informações oficiais do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).
Não são levados em conta os procedimentos ambulatoriais, menos complexos – apenas os hospitalares.
A maioria dos casos acaba em internações de aproximadamente uma semana e taxa de sobrevivência acima dos 91% – sendo que é preciso levar em conta a natureza do tipo de atendimento, quase sempre envolvendo pacientes em situação delicadíssima.
Em 2020 foram, em média, mais de sete pacientes por dia recebidos em caráter urgência, segundo levantamento feito pela reportagem do Marília Notícia, no banco de dados públicos.
Com muito sacrifício das equipes médicas, de enfermagem e demais categorias profissionais, entre 2019 e 2020, os atendimentos de urgência para pacientes de modo geral no hospital aumentaram 23%.
A atuação do hospital tem sido fundamental, já que é referência para pacientes marilienses com sintomas da Covid-19, desde os primeiros casos. A instituição também atende pessoas com outras enfermidades.
A quantidade de atendimentos de urgência pelo HBU vem crescendo de forma significativa em Marília nos últimos anos. Em 2015, foram 1.273, ou seja, menos da metade do que foi registrado no ano passado.
Com a variação positiva, o HBU contribui na retaguarda da assistência à rede pública de saúde, além de atender também pacientes particulares, o que auxilia no custeio das operações do hospital que já ajuda a formar novos médicos.