MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 11 maio. 2021

Marília pode voltar a ficar sem vacinação antirrábica

por Carolina Rolta

Desde 2018 sem receber doses da vacina antirrábica, Marília pode ficar sem a campanha municipal de imunização contra a raiva em cães e gatos por mais um ano consecutivo.

Em nota encaminhada ao Marília Notícia, a Prefeitura informa que “o Ministério da Saúde não disponibiliza vacinas para campanha antirrábica desde 2018. Não temos previsão se voltaremos a ter campanha”, afirma.

Além da ação pública, a falta de insumos também tem causado atrasos na vacinação contra a raiva em clínicas particulares.

A dificuldade em adquirir as doses tem sido tanta que obrigou o Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP) a se manifestar. De acordo com a entidade representativa, diversos consultórios de algumas regiões do Estado estão sem fornecer a vacina.

Pela maior parte ser importada, as doses estão em falta desde o começo de janeiro, o que tem ocasionado atraso na conclusão do calendário vacinal dos animais.

“Alguns falam que é dificuldade de aduana, alguns relatam que é atraso dos Estados Unidos e Europa em mandar os produtos importados. Pode ser uma questão comercial de governos, alguns falam de demora de liberação no porto de Santos também. Mas a gente tem agora uma dificuldade de adquirir a vacina nacional da raiva também, e sem nenhuma justificativa ainda. Mandamos nota para os laboratórios nacionais, mas ainda não obtivemos resposta”, justifica o representante do CRMV-SP, Marcio Mota.

O maior problema é que, por se tratar de uma zoonose, a raiva é considerada questão de saúde pública, haja vista que a doença pode ser transmitida para seres humanos e a imunização do animal deve ser feita todo ano.

CIRURGIAS

Além da falta da vacina, o Estado também enfrenta a escassez de insumos para a realização de cirurgias animais. Isso porque houve um aumento na demanda por medicamentos anestésicos, para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Segundo o médico veterinário Fábio Manhoso, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Marília (Unimar), a dificuldade em adquirir alguns medicamentos anestésicos, como Propofol e Tiopental, é geral. “Não é que nós estamos sendo obrigados a não fazer a cirurgias. Aqui, no hospital, nós estamos adequadando as técnicas anestésicas. Não consegui comprar Propofol, Tiopental. Tenho os últimos frascos de Propofol e estamos levando desse jeito. Mas não paramos os procedimentos”, finaliza.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
  • 2
    Obituário | Falecimentos registrados nesta sexta-feira em Marília e região
  • 3
    Companhias da PM passam a atender moradores em novas sedes nos bairros de Marília
  • 4
    Força Tática captura dois procurados pela Justiça durante Operação Impacto em Vera Cruz

Escolhas do editor

INVESTIGAÇÃO
Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídioMulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
EMPREGO FORMAL
Impulsionada pela indústria, Marília fecha semestre no azulImpulsionada pela indústria, Marília fecha semestre no azul
Impulsionada pela indústria, Marília fecha semestre no azul
SAÚDE
Marília se torna 2ª cidade de SP a oferecer sensor gratuito a crianças com diabetesMarília se torna 2ª cidade de SP a oferecer sensor gratuito a crianças com diabetes
Marília se torna 2ª cidade de SP a oferecer sensor gratuito a crianças com diabetes
RECORDE
Marília tem julho mais chuvoso dos últimos 10 anosMarília tem julho mais chuvoso dos últimos 10 anos
Marília tem julho mais chuvoso dos últimos 10 anos

Últimas notícias

Mulher é encontrada morta em Marília; polícia investiga feminicídio
Como verificar se você tem dívidas pendentes 
Receita adia cronograma de destaque de impostos da reforma tributária
Plataforma oferece escuta em saúde mental para jovens no SUS Digital

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie