Marília conquista 12º lugar no ranking Competitividade dos Municípios
O prefeito Daniel Alonso comemora o 12º lugar de Marília no Ranking de Competitividade dos Municípios, divulgado na semana passada pelo CLP (Centro de Liderança Pública).
Marília está incluída no Grupo 4, entre cidades de 200.000 a 299.999 habitantes, à frente de municípios como Santa Maria (RS), Criciúma (SC), Volta Redonda (RJ), Cotia (SP), Foz do Iguaçu (PR), Divinópolis (MG) Novo Hamburgo (RS) e Sobral (CE).
A cidade líder do ranking é Barueri (SP) que, inclusive, é a primeira colocada no ranking geral, que engloba sete grupos – nesse ranking Marília está na 69ª posição.
No levantamento do CLP, Marília se destaca em serviços, sendo que o estudo analisa três dimensões: instituições, sociedade e economia. Cada uma destas dimensões é sustentada por pilares.
Economia, por exemplo, concentra os seguintes pilares: inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.
A dimensão das instituições traz dados relacionados aos pilares da sustentabilidade fiscal e funcionamento da máquina pública. Sociedade, por sua vez, está pautada em seis pilares, entre eles: acesso à saúde, segurança e saneamento básico.
Na dimensão sociedade, Marília está entre as 50 do Brasil, obtendo a nota 71.63, uma das melhores do ranking com 405 cidades brasileiras. Nesta dimensão, a média do Estado de São Paulo foi 69.37, a da região Sudeste 65.57 e a média nacional 60.48.
“Esse Ranking de Competitividade comprova mais uma vez que Marília está no caminho certo, sendo uma das cidades com melhores índices do país e também uma das melhores para se viver. A nossa cidade deu um grande salto em qualidade de vida, com as obras realizadas pela nossa gestão, principalmente a obra do esgoto, que trouxe mais saúde e qualidade de vida a nossa população. Estamos felizes com esse índice que nos coloca em 12º lugar no ranking, mas precisamos continuar avançando, sempre priorizando o bem-estar dos marilienses”, diz o prefeito Daniel Alonso.
RANKING
Há anos o CLP atua para a promoção da competitividade do Brasil e do debate sobre políticas públicas baseadas em evidências, por meio do já tradicional Ranking de Competitividade dos Estados e da formação de lideranças e gestores públicos. Agora o trabalho foi expandido e, em 2020, foi lançada a primeira edição do Ranking de Competitividade dos Municípios.
O Ranking é composto por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões. Ele é fruto de uma ampla reflexão sobre quais são os temas fundamentais para se analisar a competitividade a nível municipal no Brasil.
Os municípios foram divididos em sete grupos: de 80 mil a 99.999 habitantes (Grupo 1); de 100 mil a 149.999 (Grupo 2); de 150 mil a 199.999 (Grupo 3); e 200 mil a 299.999 (Grupo 4); de 300 mil a 499.999 (Grupo 5); de 500 mil a 999.999 (Grupo 6); e acima de 1 milhão de habitantes (Grupo 7).