Justiça agenda retotalização de votos e confirma live de Alysson
A Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo, em despacho da 70ª Zona Eleitoral, publicou a convocação das coligações e demais interessados no reprocessamento do resultado das eleições de 2020 em Marília.
A decisão confirma o desfecho em várias ações julgadas, incluindo as que apontaram inelegibilidade do ex-prefeito e ex-deputado Abelardo Camarinha (Podemos).
O assessor especial do prefeito Daniel Alonso (PSDB), Alysson Alex, já havia antecipado a nulidade dos votos.
Em uma live realizada, no dia 12 de novembro do ano passado, sob o título “Live do Daniel: Fatos novos, a ficha está cada vez mais suja”, o advogado havia previsto e traçado exatamente o trâmite, incluindo o que aconteceria com os votos dos eleitores que, mesmo sabendo da situação, votassem em Camarinha.
O ex-prefeito, com situação eleitoral inapta, concorreu sob recurso e obteve 35.006 votos. Alonso teve 55.060 e conquistou a reeleição nas urnas, sem depender do desempenho e nem da situação jurídica do opositor.
Na época, a coligação “Pra Frente Marília”, do prefeito Daniel, acabou sendo interpelada judicialmente pelo adversário político. O despacho dessa semana confirma as informações técnicas transmitidas na data.
Nesta quinta-feira (6), o juiz eleitoral Luís César Bertoncini publicou despacho em que estabeleceu o procedimento para a retotalização.
“Diante do trânsito em julgado de todos os processos de registro de candidaturas das eleições 2020 que estavam em grau de recurso (…) bem como das instruções emanadas do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo acerca do reprocessamento do resultado das eleições municipais 2020 de maneira remota, proceda-se a expedição de edital convocatório para acompanhamento de forma remota do reprocessamento dos resultados das eleições majoritária e proporcional”.
O ato ocorre na próxima sexta-feira (14), às 10h, por meio da plataforma Zoom. Para acompanhamento, os interessados devem acessar o link https://tre-sp-jus-br.zoom.us/j, id da reunião:/83490591237?pwd ng0rzu1lcvjmckxtt3buuwtquljxzz09 834 9059 1237, e utilizar a senha 096340.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e todas as partes envolvidas, por meio dos advogados de todos os partidos que participaram das eleições em Marília, foram notificadas no despacho, publicado no Diário Oficial.